TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rayssa Brasileiro

Casos: Rayssa Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

A ergonomia consiste em um grupo de conhecimentos científicos voltados para a otimização do espaço de trabalho, tendo em vista dois fatores primordiais: a integridade física e produtividade do indivíduo. Desse modo, os conceitos da ergonomia são fundamentais na elaboração das diretrizes de segurança do trabalho.

Problemas em ambientes ergonomicamente despreparados

Um ambiente de trabalho, seja ele industrial ou de escritório, sem um planejamento ergonômico adequado oferecem inúmeros riscos ao trabalhador seja pela iminência de acidentes ou pela possibilidade de lesões provenientes de esforços repetitivos ou excessivos.

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) são termos designados para denominar conjuntos de doenças relacionados a movimentos repetitivos ou esforço excessivo. Os níveis de intensidade dessas doenças são divididos em quatro categorias, sendo 1 para os graus leves que podem ser curados e o 4 para graus críticos, com dores insuportáveis, perda dos movimentos e sem possibilidade de cura.

É papel do setor de segurança do trabalho estruturar um ambiente ergonomicamente apto para o desempenho das funções solicitadas. O Ministério do Trabalho através da NR 17 de 23 de novembro de 1990 prevê a adoção de condições de trabalho ergonomicamente adaptadas para o desempenho das funções, bem como intervalos que permitam o descanso do trabalhador entre os turnos.

O cumprimento dessas diretrizes é bom tanto sob a ótica da empresa como do colaborador. A empresa vê seu colaborador mais produtivo e com menores riscos de afastamento por lesões e eventuais processos por parte dos funcionários. E o colaborador, que passa a sentir-se menos desgastado ao final da jornada de trabalho podendo utilizar o tempo vago para diversas atividades de lazer.

o Ergonomia ( do Grego ergon, trabalho + nomos, lei)

é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de confôrto e eficácia (Wisner – 1972). A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com