TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recebimentos Programados E Necessidades Brutas

Artigo: Recebimentos Programados E Necessidades Brutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  1.789 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de administração

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

• Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.

• Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.

• Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.

• Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.

• Ergonomia

• Estudo de tempos e movimentos

• Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.

• Planejamento e controle de projetos

Conceito de planejamento

Planejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe, porem vamos ficar com os seguintes:

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são, sinceramente, de uma grande porcentagem. Se usamos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem sobremaneira e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.

topicos

Fundamentos do sistema de planejamento

É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcança-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório.

Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Depois, estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização - suas divisões, seus departamentos, e assim por diante. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. É claro que, na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização.

Os planos elaborados pela direção para a organização como um todo podem ser para prazos que podem ir de cinco a dez anos. Numa grande organização, como uma empresa multinacional, estes planos podem envolver compromissos de bilhões de dólares. O Planejamento em níveis mais baixos, pelos administradores intermediários, ou de primeira linha, abarca prazos muito mais curtos. Tais planos podem ser para o trabalho do dia seguinte, por exemplo, ou para uma reunião de duas horas a ser feita dentro de uma semana.

Nacessidades brutas

O planejamento de necessidades brutas pode ser executado no planejamento a longo prazo para avaliação de custos e elaboração de orçamentos. Com esse procedimento, o usuário planeja apenas as quantidades de necessidades reais, sem considerar o estoque disponível, os tamanhos de lote específicos do material ou o refugo.

O planejamento de necessidades brutas baseia-se nas seguintes funções:

• Utilização de regras especiais para cálculo do tamanho de lotes para planejamento a longo prazo

• Exclusão de quantidades de refugo no planejamento a longo prazo

Características

Procedimentos para cálculo do tamanho de lotes no planejamento a longo prazo

Em um cenário de planejamento de necessidades brutas no planejamento a longo prazo, o sistema sempre usa a regra para tamanho exato do lote ou a regra para cálculo do tamanho de lotes por período para calcular o tamanho do lote para todos os níveis de explosão, mesmo que outras regras estejam definidas no registro mestre de materiais.

Para obter isso, selecionar o campo Utilizar tamanho do lote bruto no cenário de planejamento e entrar o tamanho exato do lote ou um tamanho de lotes por período no campo tamanho do lote bruto.

Na execução de planejamento, todos os materiais selecionados como "tamanho do lote bruto" são planejados sem considerar os parâmetros do registro mestre de materiais.

Planejamento a longo prazo sem refugo

No planejamento a longo prazo, é possível calcular quais necessidades de material e custos podem ser economizados se não houver refugo em modo de simulação.

Para isso, definir o código Desativar cálculo de refugo no cenário de planejamento. Isso resulta no seguinte:

• Nenhum refugo do conjunto é planejado no cálculo das necessidades líquidas.

• O refugo do componente ou o refugo da operação não são considerados na explosão da lista técnica.

Recebimento programado

A expressão logística "recebimento programado" consiste no recebimento num período específico de materiais sob encomenda de um fornecedor.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »