TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução dos custos de processamento e armazenamento

Projeto de pesquisa: Redução dos custos de processamento e armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

PASSO 1

RESUMO

A redução dos custos de movimentação e armazenagem, associada à melhoria das condições de trabalho dos colaboradores são fatores relevantes que devem ser avaliados na implantação de sistemas verticalizados e no gerenciamento de produtos. Tema principal a gestão com enfoque no sistema de controle e localização de estoque. Para tanto, realizou-se: avaliações nas formas de controle de estoque; medições dos espaços de armazenagem para esboçar formas de armazenamento de produto e proposição de formas de endereçamento e localização de produtos. Além da literatura levantada sobre o assunto, foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa JB , cuja realização utilizou-se coleta de dados por meio de entrevista e observação não participante. Caracterizado o sistema de armazenagem atual utilizado pela empresa, realizou-se uma análise para verificar qual dos sistemas de localização e controle é mais adequado à empresa, visando otimizar os resultados atuais do processo de paletizagem. Para finalizar foram propostos um esboço de novo leiaute, sistemas de controle e localização de estoques bem como novas formas de armazenamento dos produtos.

PASSO 3

Propostas de melhoria

A gestão de estoque evoluiu das grandes quantidades de produtos e muitos depósitos, para a gestão logística de quantidades adequadas com entregas escalonadas pelo fornecedor, e modificações nas formas de estocagem e compra. Seguindo essa evolução, o projeto de um novo depósito para armazenar grandes quantidades se torna inviável. Dessa forma, foram propostos uma nova estrutura de armazenagem e um sistema de endereçamento e controle de estoque para que fossem possíveis a otimização do espaço e um fluxo organizado de materiais e pessoas no depósito.

Esboço de um leiaute e estrutura

Para os produtos sujeitos , devem-se analisar, em conjunto, alguns parâmetros, para depois decidir pelo arranjo físico mais conveniente, selecionando a alternativa que melhor atenda ao fluxo de produtos.

• a armazenagem por frequência, o que implica em armazenar próximo da saída do depósito os materiais que tenham maior frequência de movimentação

• disposição das estruturas em ruas para a codificação e endereçamento dos produtos. Cabe ressaltar que, para o desenvolvimento do leiaute, alguns critérios foram analisados, como: volume, peso, limitações do espaço do depósito, diferenças entre categorias de produto e processo de movimentação manual. Alguns cuidados foram tomados durante a sugestão do leiaute do depósito, de forma a obter as seguintes condições: máxima utilização do espaço, efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão de obra e equipamentos), pronto acesso a todos os itens, máxima proteção aos itens estocados e boa organização do depósito. Os aspectos verificados foram: itens a serem estocados (itens de grande circulação, grande peso e volume), corredores (facilidades de acesso), portas de acesso (altura, largura), prateleiras e estruturas (altura x peso). A configuração sugerida para o depósito (Anexo B) possibilita: melhor aproveitamento do espaço disponível para armazenamento, utilizando-se totalmente o espaço vertical disponível, por meio do empilhamento máximo, e facilidade na carga, descarga e distribuição nos locais acessíveis aos equipamentos de manuseio de produtos. Dessa forma, a sugestão do novo leiaute possibilita também a economia nos tempos de manuseio de produtos, por meio do endereçamento e melhor disposição dos produtos, o que concorre para a desobstrução dos corredores da empresa e da área de picking. A localização dos corredores foi determinada em função das portas de acesso e da disposição dos produtos. Os corredores dentro da empresa facilitam o acesso aos produtos em estoque. A largura dos corredores foi determinada pelo equipamento de manuseio e movimentação dos produtos.

A embalagem tem diversos objetivos e alguns dos principais são facilitar manuseio e armazenagem, promover melhor utilização do equipamento de transporte, proteger o produto, promover venda do produto, alterar a densidade do produto, facilitar uso do produto e prover valor de reutilização para o consumidor. Nem todos estes objetivos podem ser atingidos mediante a administração Logística. Entretanto, alterar a densidade do produto e sua embalagem protetora pode fazer diferença. A embalagem para proteção é importante dimensão do produto para o especialista em Logística. Sob muitos aspectos, é a embalagem que deve ser manuseada e o produto em si é preocupação secundária. É a embalagem que tem forma, volume e peso. O produto em seu interior pode não ter as mesmas características a Logística não vai tratar a caixa de maneira diferente, assumindo que a alteração não é conhecida. O pacote dá um conjunto revisado das características do produto. A embalagem significa custo adicional para a empresa. O custo de embalagens é compensado na forma de fretes e em custos de estoque menores, além de menor número de quebras.

PASSO 4

Método de Solução e Análise de Problemas (MASP)

A melhoria parte da descoberta de um problema, com isso, pode-se perceber a necessidade de um método de solução de problemas que possibilite aos gerentes uma análise do processo e uma posterior solução deles. É válido destacar a importância da análise do processo a ser melhorado, pois existem diversas mudanças que podem aumentar a capacidade de determinado ponto dele, mas não alteram a capacidade do processo em si, logo não possibilitam nenhuma melhora.A análise do processo é utilizada tanto na rotina, como no gerenciamento interfuncional da empresa, pois neste caso basta considerar a nova meta proposta como o “problema” e a análise de processo é utilizada para localizar as causas fundamentais que devem ser alteradas de tal forma a ser conseguida a nova meta.

O método MASP consiste em oito etapas de aplicação, são elas:

Identificação do problema: Consiste na definição clara do problema e da sua importância;

Observação: O problema deve ser observado de forma sistêmica, coletando-se todas as informações relevantes para a sua solução;

Análise: Consiste em descobrir as causas fundamentais do problema;

Plano de Ação: Desenvolver um plano, ou procedimento que possibilite a solução do problema;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com