TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexoes sobre o mareting 3.0

Por:   •  15/10/2015  •  Artigo  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão do Relacionamento com o Cliente CRM  – UNA BH
Nome: Suelen Karoline Corrêa        

Resenha O cliente 3.0: razão, coração e espírito

O texto lido traz o conteúdo da palestra do autor Philip Kotler na ExpoManagement 2010 sobre o marketing 3.0, ele afirma que é necessário que as empresas superem o Marketing 1.0 e 2.0, pois, o Marketing 3.0 é uma nova forma  de se trabalhar o marketing, voltado para os valores e para a contribuição de um mundo melhor para se viver, onde empresas e pessoas trocam experiências, sensações e afetos.

Kotler apresentou casos que mostram como marketing e mídias tradicionais cada vez mais perdem força com a competição acirrada, público cada vez mais exigente e seletivo e as redes sociais cada vez mais influentes nas determinações de avaliações de marca.  - "Kotler lembrou que há três métricas que podem socorrer os profissionais no momento dessa análise: maior valor da marca, aumento de receitas originado pelas novas oportunidades de mercado e maior produtividade dos custos" - .

Estes fatos nos fazem refletir sobre as estratégias e táticas de marketing para os próximos anos, acredito que a vantagem competitiva de uma empresa é o processo de inovação constante pesquisando, desenvolvendo e investindo em novas soluções, fórmulas e ideias.

Para Kotler, o departamento de marketing das empresas precisa de profissionais jovens, que nasceram na era da internet e sabem conviver com os consumidores nas redes sociais. Além disso, ele diz que o marketing precisa ser redesenhado, na medida em que os profissionais da área e o setor nas empresas se enfraquecem. Segundo ele, é necessário que empresas e consumidores produzam juntas produtos e serviços.

Por fim, o autor propõe que o departamento de marketing das empresas deve ter uma clara distinção entre os os conceitos de Marketing Estratégico e Marketing Tático: "Enquanto um grupo cuidará do marketing downstream (descendente), isto é, de comercializar o produto de hoje, o outro vai se dedicar a criar o produto de amanhã, supondo o que o cliente vai querer (em vez de perguntar a ele), realizando o marketing upstream". Dessa forma, o cenário torna-se cada vez mais desafiador para conseguir deixar o cliente satisfeito.  

Interação entre o texto: O cliente 3.0: razão, coração e espírito e o vídeo: Mídias sociais interagindo com o CRM

O texto e o vídeo possuem uma interação clara no que tange ao novo perfil do consumidor e sobre como os profissionais não reconhecem o poder crescente dos clientes; e demais stakeholders e não dominam o novo mundo das mídias sociais, nem suas responsabilidades sociais.

 O desafio é atuar em um mercado altamente competitivo, de força das redes sociais, onde gostar e não gostar de uma empresa ganha voz por meio do Twitter, Facebook, LinkedIn, e outros. Conforme dito por Kotler no texto, o departamento de marketing das empresas precisa de profissionais jovens, que nasceram na era da internet e sabem conviver com os consumidores nas redes sociais.

No vídeo, o especialista André Portella, defende a integração dos canais de relacionamento e as mídias sociais para satisfazer o consumidor em suas necessidades. Apresenta um case da coca-cola como um diferencial de relacionamento com o cliente frente às outras empresas.

Sendo assim, empresas e profissionais devem adequar-se a este novo cenário de público cada vez mais exigente e seletivo desejando produtos melhores por preços menores e encarar o papel das redes sociais cada vez mais influente nas determinações de avaliações de marca para que o futuro seja promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com