TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regimes de capitalização juros simples e composto

Resenha: Regimes de capitalização juros simples e composto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho apresenta os conceitos utilizados nos regimes de capitalização juros simples e composto; e a utilização da HP 12C com ferramenta auxiliar na resolução de casos.

Serão apresentados ainda dois desafios: o caso A e o caso B; onde se relata a vida financeira de um jovem casal de noivos, que se endividam para poder realizar o casamento.

O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da matemática financeira no nosso cotidiano e como utilizar a calculadora HP 12C na resolução de cálculos financeiros na área de administração.

O trabalho foi realizado através de pesquisas por meio do nosso livro texto – PLT 623, e complementações por meio de pesquisas a outros livros e internet, o que nos proporcionou sustentação teórica referente ao tema.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA; A UTILIZAÇÃO DA HP 12C COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE CALCULOS FINANCEIROS.

Na sua grande maioria, as operações financeiras são feitas por dois modos de capitalização, a simples e a composta. Por conveniência, a capitalização simples é mais usadas para períodos de capitalização inferiores a 1 (um) e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros, exemplo a cobrança de juros do cheque especial no período inferior a um mês. Já a capitalização composta é para períodos de capitalização maiores que 1(um), como exemplo os empréstimos pessoais que as instituições de crédito oferecem aos consumidores.

O valor inicial de uma aplicação qualquer é chamado de VALOR PRESENTE (PV), o que nos leva ao valor do resgate, que é chamado de VALOR FUTURO (FV).

HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com