TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Logística E Eventos

Casos: Relação Entre Logística E Eventos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

“A relação entre o uso de processos logísticos e a área de eventos”

Com as revoluções industrial e pós-industrial, as festas antigas ganharam um novo formato; o que era um caos passou a ficar mais organizado (logisticamente), e o sentido religioso que predominava deu lugar aos eventos com o formato que atualmente conhecemos.

A partir de então, os eventos começaram a serem vistos como instrumentos capazes de promover ou destacar uma marca ou uma empresa. Os eventos então firmam-se como uma grande ferramenta de valor comercial para as organizações, capazes de atingir os mais diferentes objetivos.

Os festivais, eventos culturais e festas temáticas, são atividades que possuem uma representatividade muito grande para a comunidade, pois além de promover o envolvimento dos residentes, proporcionam a oportunidade de receber visitantes, promover a localidade e impulsionar a economia local.

Contudo, para que um evento tenha êxito, correspondendo às expectativas de retorno financeiro e de satisfação do cliente, faz- se necessário uma série de ações logísticas, como, por exemplo, a seleção adequada dos parceiros, para que o evento esteja em condições de atender plenamente às necessidades do cliente final.

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações, fazendo com que estas sejam associadas e, através de um processo de repetição, as matérias-primas sejam transformadas em produtos acabados, onde o valor é adicionado aos olhos do consumidor (NOVAES, 2001; BALLOU, 2004).

Para Tondolo e Schneider (2005, p. 152): “A logística deve desempenhar o papel de coordenação das atividades operacionais, bem como dos fluxos de materiais e de informações, intra, entre e extra-empresas. Sendo, também, de uma importância a uma posição vantajosa no mercado. O gerenciamento logístico sob esta ótica dos sistemas totais é o meio pelo qual as necessidades dos clientes são satisfeitas através da coordenação dos fluxos de materiais e de informações, que vão do mercado até a empresa, suas operações e, posteriormente seus fornecedores.”

Hoje, o crescimento do setor de eventos é alavancado pelo volume de rentabilidade, amplitude esta que permeia a logística em serviços. A dinâmica do gerenciamento deste processo constituiu-se na flexibilização dos processos logísticos.

Houve uma grande evolução nos processos logísticos, nos componentes do sistema de logística do evento e para a existência de diferentes processos que se adaptam de acordo com cada fase do evento (pré-evento, transevento e pós-evento).

Contudo, salienta-se a necessidade contínua de aperfeiçoar os processos logísticos no segmento de evento, visando atender às expectativas da rede logística e à qualidade dos serviços oferecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com