TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações humanas

Tese: Relações humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  9.833 Palavras (40 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 40

1. AS RELAÇÕES HUMANAS

1.1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Cada uma das pessoas tem sua própria individualidade, desejos, emoções, sentimentos, motivos, interesses que irão influenciar nas suas relações sociais. Além dessas qualidades pessoais, ela também está sob a influência dos laços familiares, das suas idéias políticas e ideológicas, das suas crenças religiosas, das tradições da comunidade, das pressões do mundo. A pressão imposta pela tecnologia, principal mente nas comunicações, determinará o futuro do homem moderno. Conhecer, entender e utilizar os browser, internet, mouse, site, etc. será o caminho inevitável para o profissional bem sucedido. Inovar é preciso. As maiores e melhores empresas do mundo são bem sucedidas porque são capazes de criar novas formas de apresentar o seu produto. Elas são capazes de entender as demandas existentes e apresentam produtos capazes de surpreender a concorrente e de conquistar o consumidor. A qualidade que diferencia estas empresas das outras é a capacidade de criar novidades. Ser criativa, nesta época de mudanças tão rápidas é um dos fatores que conduz ao sucesso independentemente do tipo de atividade exercida. Estas características também devem ser atributos das pessoas, porque quem faz a empresa é quem nela trabalha. Assim, criatividade, capacidade de entender as demandas do cliente, conhecer bem o produto que oferece devem ser qualidades de um bom corretor de imóveis.

O advento das tecnologias de ponta nas telecomunicações acelerou o processo de comunicação entre os quarto cantos do mundo, acirrando a concorrência com ofertas de produtos similares e preços cada vez mais competitivos. Esta situação de paridade entre os produtos e serviços causou a morte do vendedor tradicional. O mercado exige, atualmente, um novo tipo de vendedor. Exige um profissional altamente qualificado, com muitos conhecimentos e principalmente que possua muita criatividade. O mercado exige hoje que o profissional de venda seja capaz de identificar as necessidades e desejos do cliente. Um profissional comprometido com a satisfação do cliente. Um profissional que ponha os interesses do cliente à frente dos seus, porque a realização do desejo do cliente será o seu sucesso. Um profissional que seja capaz de buscar dentro das opções disponíveis aquela que será a melhor solução para o cliente. Aquele que tenha a consciência de que está ali para servir o cliente e não para se servir dele. O mercado, hoje, exige que o profissional extrapole, que faça do seu atendimento uma surpresa para o cliente. O mercado de trabalho está carente de profissionais que extrapolem na capacidade de bem atender ao cliente. Portanto pessoal, mãos à obra. Venha fazer parte deste seleto time, onde muitos têm a chance de entrar, mas somente os mais obstinados, os mais criativos, os mais competentes permanecerão. Seja um profissional do futuro. Torne-se um solucionador de problemas. Esta é a grande diferença entre um profissional comum e os de sucesso.

O profissional bem sucedido constrói o seu caminho. Ele consegue ver além do horizonte e por isso são capazes de inovar. O profissional do futuro não se satisfaz com pouco. Ele está sempre em busca da perfeição na realização do seu compromisso em atender bem o cliente.

1. Marque as alternativas corretas: São qualidades de um bom TTI:

a) Ser criativo

b) Ser capaz de entender as demandas do cliente

c) Conhecer bem o produto que oferece

d) Manter uma boa imagem

e) Todas as acima

2. A relações humanas são influenciadas pela:

a) individualidade, desejos, emoções e sentimentos

b) motivos, interesses, laços familiares, tradições e pressões do mundo

c) idéias política, ideológicas e crenças religiosas

d) nenhuma das acima

e) todas as acima

1.2 – QUE É RELAÇÃO HUMANA

Não existem dúvidas de que as pessoas são diferentes umas das outras. Mesmos gêmeos univitelinos, que tiveram a mesma criação, a mesma educação, desde pequenos demonstram características diferentes no comportamento, nas personalidades, no modo de agir em sociedade. Sempre tivemos consciência de que somos diferentes, de que temos necessidades diferentes uns dos outros. Apesar de tudo isso, compartilhamos de algo que é comum a todos os seres humanos: a capacidade de nos relacionarmos de forma consciente e voluntariamente uns com os outros.

As relações humanas se estruturam através das interações entre as pessoas no seu dia-a-dia. Desde a infância aprendemos a nos relacionarmos primeiro com nossos familiares. Este processo prolonga-se através do tempo, acompanhando o indivíduo em todos os estágios da sua vida – escola, grupo de amigos, trabalho. Este processo de relacionamento entre os indivíduos acaba sendo de extrema importância para a estruturação da personalidade do ser humano. Devido aos diferentes fatores que são envolvidos nas relações humanas, tais como as características psicológicas de cada pessoa, de como esta pessoa se integra nos ciclos sociais, da sua história de vida, este é um processo de alta complexidade, que não possui modelos ou fórmulas mágicas. Os modos de procedimentos nas relações humanas são demarcados pelas regras sociais às quais o indivíduo deve observar e adaptar (ou não) às suas próprias características de personalidade.

O modo do indivíduo estar e perceber o mundo dependerá da multiplicidade das redes de interações que ele for estabelecendo durante a sua vida. Serão estas relações que construirão todo o sistema que sustentará o desenvolvimento social dos seres humanos. Onde houver mais de uma pessoa, envolvida num processo de troca de experiências, teremos um relacionamento humano.

O estudo das relações humanas assumiu a importância que possui hoje, porque os estudiosos do comportamento humano perceberam que as relações humanas estavam sofrendo constante influência da mobilidade espacial dos indivíduos e dos grupos, do aumento sistemático do número de instituições e dos grupos sociais, dos quais todos nós pertencemos ou iremos pertencer, os contatos cada vez mais rápidos e superficiais que permeiam o cotidiano das pessoas. Assim, qualquer atividade que busque melhorar o modo como estas relações se estabelecem, e para isso precisa ter compreensão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com