TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD ECONOMIA INTERNACIONAL

Artigos Científicos: AD ECONOMIA INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Economia Internacional

Curso: ciências econômicas

Professor: Katia Regina de macedo

Nome do aluno:

Data: 21/08/2013____________________

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A empresa catarinense Embraco, a exemplo de outras empresas brasileiras, realizou um investimento de U$ 65 milhões na construção de uma fábrica na China. A partir desta afirmação responda: (2,5 pontos)

a) Por que as empresas realizam investimentos externos diretos?

R: Essa empresas viabilizam esses empreendimentos com o objetivo de obter grandes lucros e riqueza para seus acionistas, atravéis do capital de longo prazo, que são empregados na obtenção de terrenos, maquinas e etc. Além do mais estas possibilidades de longo prazo possibilita: reduzir custos aproveitando as caracteristicas de cada pais; baixos salaris que reduzem os custos com a mão de obra; teoria da localização, proximidade com polos de negociação e ofertas de materia prima; politica comercial, atuação dentro do territorio do importador.

b) Quais as vantagens e desvantagens do investimento externo direto para os países-hospedeiros?

R: são varias as vantagens do investimento externo direto dentre elas cita-se: mordenização e tranferência de tecnologia; inserção de novo hábitos e forma de trabalhar;

R: as desvantagens seriam a diluição da cultura local com a importação de novos costumes e estilos de vida, além do risco desses investimento atingirem areas de comercio estrategico; um exemplo classico é o embate entre os Estados Unidos e a China sobre a abertura da filial da boeing em solo Chines com a inclução da transferencia de tecnologia.

2. A maioria dos economistas afirma que o livre comércio é a política comercial desejável, muito embora poucos países realmente pratiquem o livre comércio. Escreva de 8 a 10 linhas porque a maioria dos economistas tem essa visão e porque poucos países adotam o livre comércio. (2,5 pontos)

R: para economista o livre comercio permite que os países se especializem na produção de artigo produzindo bens a menor preços e possuam uma vantagem comparativa,isso acarreta um crescimento do tamanho do bolo econômico Poucos países adotam o livre comercio, isto tendo em vista a proteção de seu comercio interno uma vez que a teoria das vantagens comparativas e a especialização produtiva não garante em sua totalidade o êxito econômico, isso porque há limite para a especialização, uma vez que não há garantias de que os excedentes serão efetivamente, exportados, mercados externos distantes poderiam anular as vantagens comparativas, uso intensivo do fator de produção na vantagem comparativa poderia ser passível de risco de exaustão. assim essa proteção à produção nacional se baseia em três pilares: a existência de matéria prima; a disponibilidade de mão de obra; e a capacidade de investimentos.

3. Supondo, de acordo com a Teoria Clássica do Comércio Internacional, dois países (A e B), que produzem dois produtos (X e Y), usando apenas um fator de produção (trabalho). As produtividades (coeficientes técnicos de produção) médios do trabalho são apresentados na tabela abaixo. De acordo com os dados, e baseado na teoria de David Ricardo, qual a decisão mais racional de produção a ser adotada pelos países em questão? Justifique sua resposta de 8 a 10 linhas. (2,5 pontos)

PAIS X Y

A 2 30

B 1,5 20

R: Percebe-se que o pais "B" produz melhor do que o pais "A" ambos os produtos, logo temos que 1,5 é menor do 2 e 20 menor do que 30, logo o que produz uma unidade de um produto em menos tempo é o melhor logo se o pais "B" produz uma unidade de "X" em 1,5 horas e o pais"A" em 2 horas é válido afirmar que o seu custo com "X" corresponde a 1,5/2 do custo em "A". Da mesma forma é valido afirma que o seu custo com "X" corresponde a 30/20 (67%) do custo de "A". Aos os países é permitido produzir mais de um produto do que de outro, mas ambos podem si especializar, observando que aumentando a produtividade de um é necessário diminuir a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com