TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do Livro quem mexeu no meu queijo

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  2.430 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Livro: Quem Mexeu no Meu Queijo?

A História começa com quatro personagens, dois ratinhos Sniff e Scurry, e dois homenzinhos Hem e Haw. Embora eles fossem diferentes, ambos tinham o mesmo objetivo encontrar o queijo. Todas as manhãs saiam de suas pequenas casas, à procura do queijo em um labirinto. O labirinto era um emaranhado de corredores, onde o tornava mais difícil.

Os ratos e os homenzinhos tinham métodos diferentes para encontrar o queijo, os ratos usavam dois métodos, o de farejar a direção do queijo, e a tentativa e erro, e os homenzinhos por sua vez utilizavam a habilidade de pensar e aprender com experiências passada.

Certo dia, cada um com seus métodos acham no final de um dos corredores do labirinto oposto C de queijo, depois que encontraram o queijo, a vida dos ratos e dos homenzinhos se torna uma rotina, só que com uma diferença, os ratos levantam cedo como de costume e corriam para o estoque e, antes de começar a comer eles observavam se algo havia mudado no local, já os homenzinhos, passaram a acordar mais tarde, e ficaram mais acomodados diante do fato, afinal já sabiam onde encontrar o queijo.

Uma manha eles chegaram ao estoque e perceberam que o queijo havia desaparecido, os ratos não se surpreenderam, pois já sabiam que o estoque diminuía a cada dia. Diante disso, pegaram seus tênis e partiram em busca de mais queijo, enquanto os homenzinhos lamentavam e se perguntavam como chegou ao fim todo aquele queijo.

Enquanto os ratos acordavam bem cedo e corriam pelo labirinto em busca de um queijo novo, os homenzinhos voltavam ao posto C com esperança de encontrar o queijo novamente. Apesar da situação dos homenzinhos terem mudado, eles não mudaram, e continuaram voltando no local dia após dia. Até que um deles decide vencer o medo de encarar o labirinto e ir à busca de um queijo novo.

Finalmente depois de muita procura, o homenzinho avista um novo posto de queijo, mas chegando ao local percebe que os ratos já haviam passado por lá e o que restava era algumas migalhas, porém diante do acontecido o homenzinho não desanimou, comeu algumas migalhas ganhou forças para continuar a procura, encheu seus bolsos e partiu em busca de novos queijos.

Pelo caminho que ia fazendo, ele sempre deixava mensagens que ajudava a superar as dificuldades, os desânimos que encontrava no caminho e também tinha a esperança que o que ficou no ponto C esperando que o queijo voltasse, tomasse a mesma iniciativa que ele, em vencer o medo.

Depois de tanta procura ele chega ao posto N, onde encontra o maior estoque de queijo já visto, os ratos já estavam ali á algum tempo, juntos decidem fazer um controle diário do novo queijo.

Esta Parábola relata fatos da vida, do nosso cotidiano onde quatro personagens, dois ratos e dois homenzinhos, buscam por um mesmo objetivo, que é encontrar o queijo. O queijo pode ser visto por nós como uma metáfora para o que queremos ter na vida seja um emprego, ter saúde ou até mesmo algo material. E os personagens somos nós ou partes de nós, temos maneiras diferentes de reagir diante das mudanças que nos ocorrem.

Algumas pessoas são como os ratos que vivem naquela de tentativa e erro, agem sem pensar muito mesmo que não vá dar certo, já por outro lado tem os que se parecem com os homenzinhos, quando a situação está favorável, não se preocupa em procurar novos queijos e acaba tornando-se cômodo ficar parado sem se movimentar.

Desta forma a história deixa claro que vivemos em mundo de constante mudança. E que não existe um caminho sem obstáculos, ao contrario, são repletos deles o desanimo só aparece porque não procuramos entender as mudanças que ocorrem. O segredo estará na maneira em que cada ser humano vai agir, diante dos altos e baixos da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com