TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Quem Mexeu No Meu Queijo?

Por:   •  22/10/2022  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Quem mexeu no meu queijo?, por Spencer Johnson

Quem mexeu no meu queijo? Escrito por Spencer Johnson, detém uma leitura rápida e concisa. As pessoas têm medo da mudança, do não conhecido, aquilo que foge da nossa realidade. O livro Quem mexeu no meu queijo? ajudará a refletir sobre esse medo, compensa explorar o desconhecido ou se manter no mesmo lugar.

A história começa entre amigos numa reunião de escola, onde eles comparam suas vidas no colégio e de hoje em dia, sobre como as modificações trouxe consequências, porém Michael conta uma historia de como a mudança pode ser vista de forma diferente e leve.

Tudo começa em um labirinto, onde dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois duendes, Hem e Haw, procuram por queijo, para se alimentar. As duplas percorrem o labirinto todos os dias em busca de certo tipo de queijo, até encontrarem no Posto C.

No Posto C tanto os ratinhos quanto os duendes, começaram uma rotina de ir todos os dias na localização, Sniff e Scurry, acordavam cedo, iam até o labirinto, verificavam a quantidade de queijo e penduravam seus tênis de corrida no pescoço caso precisassem partir para um novo local. Já Hem e Haw, acordavam mais tarde, e iam para o Posto sem preocupações já que haviam encontrado seu objetivo.

Continuaram nessa rotina até que um dia o estoque de queijo acabou. Como os ratinhos sabiam que isso poderia acontecer, já estavam preparados para a mudança e então foram em buscar de um novo Posto de queijo. Diferentes deles, os duendes não previram que isso ocorreria e ficaram indignados com aquela situação, e todos os dias voltavam ao Posto na esperança que o queijo ressurgisse.

Com o tempo Haw aceitou que o queijo não voltaria e decidiu encarar a mudança e encontrar outro lugar, porém Hem mesmo com a insistência do amigo, não queria sair do lugar.

Haw seguiu em frente, decidiu percorrer novos caminhos, mesmo com medo do que lhe aguardava. Pensava muitas vezes em desistir, e ao visualizar estar saboreando um novo queijo, ganhava forças para seguir. Ás vezes seu amigo vinha em pensamentos, mas sabia que Hem não iria mover-se. Decidiu então fazer anotações nas paredes com frases motivadoras para que um dia Hem mude de ideia e encontre o novo posto.

O livro mostra que Sniff, Scurry e Haw, não tiveram medo da mudança e arriscaram-se no labirinto para encontra um novo queijo. Neste contexto, o queijo serve de metáfora para o desejamos em nossas vidas, seja no âmbito familiar, de emprego, nos estudos, em relacionamentos, seja qual for o desejo, e o labirinto, é onde estamos.

A mudança sempre existirá, mesmo que se tenha medo de encará-la, se existe vontade, há esperança, e quando mais você deseja mudar sua realidade, mais rápida alcançará como Haw escreve em uma das frases “Quando você acredita que pode encontrar e apreciar um novo queijo muda de direção.”

Toda essa mudança só depende da sua própria vontade, o maior sabotador somos nós mesmos, e nada mudará se não quisermos que isso aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com