TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o tema "Gerenciamento de Projetos"

Exam: Respostas a perguntas sobre o tema "Gerenciamento de Projetos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Exam  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

1) O que é o Gerenciamento de Projetos?

O Gerenciamento de Projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades de projeto, visando satisfazer os requisitos de projeto, sendo conduzido sob os processos gerais de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

2) O que é o Gerenciamento de Projetos, no Desenvolvimento dos Produtos?

No desenvolvimento dos produtos, o Gerenciamento de Projetos consiste na aplicação, em um ambiente de projetos, de todos os elementos de gerenciamento de projetos (princípios, conhecimentos, processos, métodos e ferramentas) para desenvolver ações, visando obter o sucesso do produto e de seu desenvolvimento, desde o planejamento até a validação.

3) Qual a diferença entre o Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos e o Gerenciamento de outros tipos de Projetos?

O Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos diferencia-se do Gerenciamento de outros tipos de Projetos principalmente pela natureza das atividades, muitas delas próprias do processo de projeto de produtos e da metodologia de projeto empregada, e pelos conhecimentos e tecnologia envolvidos com o produto e os processos de produção.

4) Do que dependem a Execução de Projetos e seu Gerenciamento?

A Execução de Projeto e seu Gerenciamento dependem de uma forma apropriada de organização e a maioria das pesquisas tem apontado a Estrutura Matricial Balanceada ou Equilibrada como a forma mais efetiva para se obter os resultados esperados em uma organização que trabalha com ambientes de projetos.

5) Onde tem início e continuidade o Planejamento de Projetos de Desenvolvimento de Produtos?

O Planejamento de Projetos de Desenvolvimento de Produtos começa no Planejamento Estratégico e no portfólio de produtos da organização e segue com o planejamento do escopo, do tempo, custos, qualidade, comunicações, entre outros elementos importantes para o gerenciamento adequado do projeto.

6) O que estabelecem os Escopos de Projeto e do Produto?

Os escopos do Projeto e do Produto são inter-relacionados e estabelecem as dimensões do projeto (ou suas limitações) para efeito de negociação, desdobramento dos demais elementos do plano de projeto (cronograma, orçamento, riscos etc.) e decisões futuras sobre potenciais mudanças no escopo.

7) O que envolve o Gerenciamento do Tempo do Projeto?

O Gerenciamento do Tempo do Projeto envolve os processos de definição, sequenciamento, estimativa de duração das atividades, elaboração do cronograma e controle do cronograma.

8) No que consiste o Gerenciamento de Custos do Projeto, segundo o PMI?

O Gerenciamento de Custos do Projeto, segundo o Project Management Institute (2000), consiste em assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado.

9) Em linhas gerais, o que é o Planejamento de Produtos?

Em linhas gerais, o Planejamento de Produtos é a fase do desenvolvimento que subsidia a tomada de decisão da empresa sobre seus futuros desenvolvimentos.

10) O que é a atividade de elaboração das Especificações de Projeto?

A atividade de elaboração das Especificações de Projeto é o principal resultado da fase de projeto informacional e tem recebido uma grande atenção de pesquisadores e de profissionais de projeto, o que tem resultado em diversas propostas de metodologias para transformar, sistemática e progressivamente, a partir do planejamento do produto, as necessidades dos consumidores em requisitos dos usuários e estes em requisitos e especificações de projeto do produto.

11) Cite 4 benefícios obtidos com a elaboração sistemática das especificações de projetos.

Os principais benefícios obtidos com a elaboração sistemática das especificações de projeto são as seguintes:

1) especificações de melhor qualidade, em termos de precisão e completeza;

2) desenvolvimento de vários métodos e ferramentas que podem ser adotados nas diversas atividades de coleta e transformação das informações pertinentes;

3) aprofundamento do estudo da equipe de projeto e maior atendimento das necessidades de todos os envolvidos no ciclo de vida do produto;

4) especificações reduzem custos e tempos de desenvolvimento;

5) constituição da base de todas as decisões a serem tomadas;

6) desdobramento funcional, planejamento das atividades de projeto e dos testes do produto facilitados.

12) Por que a identificação e a coleta das necessidades dos consumidores é crítica, no projeto do produto?

A identificação e a coleta das necessidades dos consumidores é a primeira atividade de projeto do produto e também, a atividade mais crítica de todo o processo, pois essas necessidades são a voz do consumidor, a qual deve ser atendida em primeira prioridade; as demais atividades e decisões são decorrências.

13) O que são os requisitos dos usuários dos produtos?

Os requisitos dos usuários são o resultado da transformação, do agrupamento, compactação e classificação das necessidades dos usuários para serem de fácil visualização e adoção pelos planejadores e membros da equipe de projeto e expressam atributos de qualidade do produto, geralmente de forma qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com