TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Fellini

Artigo: Restaurante Fellini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa não encara momentos de estresse, pelo fato de nunca cair na mesmice.

Ela é adepta da gestão participativa, o proprietário Nelson, promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios e são oferecidos diversos incentivos. Ele acredita que a troca de experiências é fundamental, que existe espaço para todos.

Segundo Chiavenato (1999), o fato humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas; por isso a importância do fator humano em plena era da informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham, e é exatamente nesse contexto que o restaurante se encaixa, a forma como o proprietário trata seus funcionários.

Acredito que as ações para qualidade de vida no trabalho, já começa no ambiente do restaurante, pois é uma ambiente agradável, tranquilo. Depois vem a motivação com que os funcionários trabalham, com comprometimento e eficiência. E a empresa se preocupa com a saúde dos funcionários, oferecendo uma alimentação saudável e balanceada, acompanhada pela nutricionista do próprio restaurante, que os orienta em suas refeições.

Todos os anos os funcionários tomam vacinas, e recebem sem custo remédios. Há incentivos à pratica de esportes. Para promover o bem estar físico e emocional da equipe existe uma verba para incentivo cultural, é oferecido um programa de inclusão digital para aqueles colaboradores que não tem computador.

A gestão de pessoas acredita que ter um atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade, e tem como objetivo fidelizar os clientes, e permite que os funcionário participem ativamente da gestão.

Segundo a afirmação de Kahale (2000) é muito importante que as lideranças de uma empresa sejam consistente de se papel perante a motivação de seus subordinados. O líder não os motivará diretamente, mas será o responsável direto por criar as condições básicas para que o subordinado possa encontrá-la. E em relação a liderança do restaurante foi muito bem exercida pelo proprietário, que teve como objetivo que todos funcionários participassem, contanto com a opinião e as ideias dos mesmos.

“Gehringer (2003,p.2) afirma que o líder tem sempre que ter em mente que é uma ponte e não um muro. O verdadeiro líder facilita a vida de todo mundo, é uma ponte entre os problemas de seus subordinados e as devidas soluções. A verdadeira liderança, aquela realmente consistente e duradoura, só existe quando há respeito mutuo entre o líder e o subordinado”

E esse respeito era visto com certeza no restaurante.

.

O processo de RH que é mais evidenciado nesse caso acredito que seja a aplicação e manutenção, pois Nelson está sempre à procura de novidades para poder aplicar na empresa e a manutenção é frequente, pois todos os assuntos relacionados ao andamento do restaurante são comunicados à equipe semanalmente em reuniões.

Quando eles percebem que precisam contratar um novo funcionário para o quadro, mais uma vez os funcionários são ouvidos. Nelson conta que normalmente é feito uma comunicação verbal a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com