TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho Restaurante Fellini

Artigo: Qualidade De Vida No Trabalho Restaurante Fellini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 15

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

MARIA DAS MERCÊS

1- *Liberdade é a condição para que a pessoa possa dispor de si, é a possibilidade de poder pensar, decidir, planejar e agir, segundo seus valores. O processo educativo deve englobar situações de aprendizagem que elevem a pessoa, tornando-a , cada vez mais, consciente dos seus deveres e direitos. Através do nosso trabalho o educando aprende a ser livre, a ter sentimentos elevados, a refletir, a conviver e a ser gente.

*Solidariedade é uma ação recíproca entre duasou mais pessoas. É a base da comunicação humana. Dividindo suas energias com o outro, a que busque uma sociedade mais livre, justa e solidária.

*Justiça é a virtude de se dar a cada um o que é seu por direito. Éa conformidade com direito individual e social da pessoa. Em nosso trabalho devemos considerar as diferenças, especialmente as relativas a condições físicas e sócio-econômico-culturais da pessoa ou grupo.

2- Os três termos são de suma importância tanto para a vida quanto para a Educação. Aspessoas com as quais conversei também pensam da mesma maneira que eu, pois acreditamos que esses valores são peças-chave para a construção de valores necessários à nossa convivência. Inserindo esses valores na escola, os problemas serão minimizados, e com certeza os alunos serão educados com base na cidadania.

3- É a arte de organizar ,desenvolver, orientar, dirigir e administrar o processo educacional.

4- a- Antes de ministrar o conteúdo de qualquer disciplina o professor deve sempre trabalhar valores éticos e morais, seja através de uma conversa informal ou até mesmo usando atitudes de pessoas publicamente conhecidas. Vale acrescentar ainda que o exemplo do professor ainda deve ser o mais importante.

b- O Diretor e demais funcionáriostambém tem papel importantíssimo no processo educacional e também precisam deixar bem claro nas suas ações e palavras que valorizam e praticam esses valores.

5- Os valores , os posicionamentos, as tendências que norteiam a escola devem ser construídos e validados na livre conversação, na discussão de toda a comunidade reunida. A proposta te que ser definida no ambiente em que se constrói e se expressa, com honestidade, objetividade e compromisso político.

6- Como se pode depreender, o currículo é orientado pelas tendências do grupo que o compõe. O grupo inclui e/ou exclui componentes, atribui mais ou menos horas a esses e, especialmente, define e orienta a práxis pedagógica.

7- Não existe Tendência Curricular errada. Todas as tendências apontadas pelo texto são importantes e uma complementa a outra. Vale acrescentar que para cada situação existe uma tendência mais aplicável.

8- Por motivos político-econômicos, o Marquês de Pombal indispôs-se com os padres jesuítas que possuíam e mantinham várias propriedades no Brasil – uma rede de Colégios, Seminários, Casas, Missões e Fazendas que se estendiam de Santa Catarina aos confins do Amazonas, com inteiro domínio sobre a população indígena. Depois de várias tentativas frustradas para afastar os padres, em agosto de 1759, o Marquês de Pombal iniciou o processo de expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas e mandou sequestrar-lhes os bens.

9- As aulas régias instituídas por Pombal foram a primeira experiência de ensino promovido pelo Estado na história brasileira. A partir de então, a educação passou a ser uma questão do governo. O sistema de ensino público também servia a poucos filhos das famílias das elites coloniais. As classes populares não foram incluídas.

10- Entre 1798 e 1800, foi criado, pelo Bispo Azeredo Coutinho, o Seminário de Olinda. Esse bispo estudou em Portugal,onde recebeu a influência das ideias Pombalinas, reflexo do enciclopedismo francês. O Seminário tornou-se um foco de irradiação de ideias liberais, que se espraiaram pelo Brasil. Ao lado do currículo tradicional, foram, então,incluídos os estudos de Francês, História, Geometria, e Física, a História Natural.

11- Foi implantada a instrução primária, foram criados os cursos de nível superior e médio e promovida a secularização do ensino, iniciada por Pombal. Segundo Fernando Azevedo (1971), “quase toda a obra escolar de D. João VI, impelida pelo cuidado da utilidade prática e imediata, foi uma ruptura completa com o programa escolástico e literário do período colonial”. D.João criou a Biblioteca Pública, a Academia de Marinha, a Academia Real Militar, cursos de Cirurgia, Anatomia e Medicina, no Rio e na Bahia, a cadeira de Economia,na Bahia, um curso de Agricultura, um de Química e um de Desenho Técnico.Criou, também, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.

12- Em 1911, ocorreu a Reforma Rivadávia Correa. Com ela, defendia-se que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e, não, um simples promotor a um nível seguinte. Retomou a orientação positivista, pregando a liberdade de ensino.

.

13- A década de 1920 foi marcada por diversos fatos relevantes no processo de mudança das características políticasbrasileiras. No que se refere à educação, foram realizadas diversas experiências de abrangência estadual, como as deLourenço Filho, no Ceará, em 1923; a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925; a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas Gerais, em 1927; a de Fernando de Azevedo, no Distrito Federal (na época, a cidade do Rio de Janeiro), em1928; a de Carneiro Leão, em Pernambuco, também em 1928.

14- Em 1942, por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema, foram reformados alguns ramos do ensino. Com essa reforma o ensino foi reestruturado, estabelecendo quatro ou cinco anos para o curso primário, quatro de curso ginasial e três de colegial, podendo ser na modalidade clássico ou científico. O Ensino Colegial deveria preocupar-se mais com aformação geral. Apesar da divisão do Ensino Secundário entre clássico e científico, verificou-se a predominância do científico, que atendia a cerca de 90% dos alunos do colegial.

15- Essa comissão foi presidida pelo educador Lourenço Filho e tinha três subcomissões: do Ensino Primário, do Ensino Médio e do Ensino Superior.

16- No período 1920 – 1960, surgiram muitas iniciativas importantes para a educação brasileira, tais como: • adoção do Método Psicogenético nas teorias científicas de Jean Piaget,orientado por Lauro de Oliveira Lima, inicialmente, no Ceará; • criação do Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), em Salvador, por Anísio Teixeira. Desse centro surgiu a ideia de escola-classe e escola-parque, adotada em Brasília;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com