TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Economia

Dissertações: Resumo Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera

de São José dos Campos

Curso Administração de Empresas

RESUMO DE ECONOMIA

Trabalho de resumo a Economia, baseado no capítulo 1 da PLT Introdução a Economia

Tutora Presencial: Silvana Nunes

Aluno: José Carlos Rosa de Siqueira Junior

RA: 7528594271

Capítulo 1

Introdução

A economia está relacionada a vários momentos de nossas vidas. Seja no aumento do preço de um produto ou serviço, na variação dos salários em determinadas regionais, no emprego e desemprego. Ou seja ela está relacionada a tudo que envolve a vida pessoal, profissional ou pública de uma sociedade.

Conceito de Economia

Economia nada mais é do que a Ciência Social que estuda de que maneira uma sociedade deve empregar seus escassos recursos.

Essa definição trás conceitos que são objetos do estudo desta ciência:

 Ciência Social

 Escolha

 Escassez

 Necessidades

 Recursos

 Produção

 Distribuição

Escasso porque em qualquer sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção, como exemplo, mão de obra, terra, capital, matérias-primas, são limitados. Já o lado oposto temos a humanidade que tem necessidades ilimitadas e que sempre se renovam, independente do desenvolvimento do seu país ou padrão de vida.

Sistemas Econômicos

Um sistema econômico nada mais é, que a forma política, social e econômica que uma sociedade se organiza.

Os elementos básicos de um sistema envolve o estoque de recursos produtivo, incluí os recursos humanos, a terra, o capital, reservas naturais e tecnologia.

Os sistemas econômicos podem ser classificados por:

 Sistema capitalista ou economia de mercado. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

 Sistema socialista ou economia centralizada ou, ainda, economia planificada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias primas.

Entre os dois sistemas citados acima, segue como referencia para regirem as economias dos países, ou então uma forma intermediária, “mista”.

Após 1980 os governos comunistas coo Rússia e China tem aberto cada vez mais espaço para a economia “capitalista”, mesmo com regime político comunista.

É muito provável que apenas Cuba e Coreia do Norte estejam nas economia completamente centralizada.

Curva de possibilidades de produção (ou curva de transformação)

O CPP, ou curva (ou fronteira) de possibilidades de produção, é usado para expressar a capacidade máximo de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção que dispõe no momento.

Já o custo de oportunidade, é o sacrifício de deixar de produzir parte do bem X par produzir o bem Y. Também chamado de custo alternativo, fica as vezes mais onerosa e de difícil adaptação, ou seja, essa transferência as vezes não é adaptável. Representada pelo formato corcovado da curva.

Quando ocorre o deslocamento da CPP para a direita, indica que o país esta crescendo, isso representa melhor aproveitamento dos recursos, mão de obra ou o desenvolvimento tecnológico.

Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários

O funcionamento real de uma economia de mercado, só existe pois temos duas fontes importantes que exercem a Oferta e Demanda, são elas as Empresas e de outro lado as Famílias, que também invertem esse fluxo, pois as famílias ofertam (fornece) as empresas sua mão de obra, terra e capital para a produção dos bens e serviços e também compram depois.

Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com