TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo:economia Politica

Artigo: Resumo:economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 3

OS BENS ECONÔMICOS E A RIQUEZA

A Ciência Econômica

A ciência econômica estuda de certo ponto de vista particular, as atividades que os homens desenvolvem para satisfazer suas necessidades. Não apenas de um ponto de vista, mas de vários outros conceitos.

As necessidades humanas são múltiplas e suscetíveis de infinito desenvolvimento. Os homens têm necessidades de se alimentar, de se vestir, de morar em uma casa, de construir família, de se instruir, de descansar, de se divertir, etc. Mas deve também deve ficar claro que as necessidades não apenas se apresentam como múltiplas em cada momento dado , como se desenvolvem ao longo do tempo, as necessidades do homem de hoje não são certamente as mesmas do homem de dois mil anos atrás.

Os meios com que os homens satisfazem as próprias necessidades podem se tornar gradativamente disponíveis somente em quantidades limitadas, isto é, em quantidades menores do que necessitariam para conseguir sua plena satisfação. Ora, a atividade que os homens podem desenvolver para conseguir a disponibilidade daqueles meios encontra um limite no fato de que o próprio homem é limitado: limitadas são suas forças, físicas e mentais, limitadas é a sua vontade, limitado é o tempo de que dispõe, enfim, são os recursos naturais que pode pôr sob seu próprio controle.

Todas as ações humanas são necessariamente escolhas, não sendo possível dada à limitação dos meios, satisfazer completamente todas as necessidades, o homem deve continuamente escolher entre muitas possíveis linhas de ação: escolher uma em vez de outra significa escolher a obtenção de certos fins em vez de outros, e obtê-los numa certa medida em vez de numa outra.

Os Bens Econômicos

Bem econômico é qualquer coisa que seja capaz de satisfazer qualquer necessidade e que pode ser tornada disponível somente em quantidade limitada. A utilidade e a disponibilidade limitada são, portanto, as duas características que tornam uma coisa um bem econômico.

1. Uma primeira classificação é a que consiste em distinguir os bens econômicos em duas categorias: a dos bens não duráveis e a dos bens duráveis.

Bens não-duráveis são aqueles que pelo simples uso deles, deixam de existir.

São bens duráveis, ao contrario, aqueles que podem ser submetidos a sucessivos usos antes de deixarem de existir. (exe.: uma casa, um móvel, um eletrodoméstico).

2. Uma segunda distinção é aquela entre os bens presentes e os bens futuros. Com isso faz-se referencia evidente ao momento em que os bens estão disponíveis.

Bens presentes são o que não implica a necessidade de elucidação particular. Entretanto, no que diz respeito aos bens futuros, é necessário, para que se possa realmente defini-los como bens econômicos, que exista um razoável gral de certeza acerca da possibilidade de se vir a possuí-los.

3. Uma terceira classificação consiste em individualizar bens que são estre si, complementares ou substitutos (estes últimos chamam-se também, às vezes, fungíveis ou sucedâneos).

Complementares são bens que devem, ou podem ser usados juntos para alcançar um determinado objetivo. Substitutos são bens que podem ser destinados à consecução do mesmo fim. (ex: um arado pode ser puxado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com