TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Economia

Trabalho Escolar: Resumo Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo Economia

Aula 3 – Introdução à Microeconomia

PLT – Pág. 45/46

A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.

Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da economia como um todo (variáveis globais, consumo, renda nacional), a análise Microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (ex.: soja, automóveis) ou fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em determinados mercados.

A teoria microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado (interação entre consumidores e fabricantes).

Do ponto de vista da Administração de Empresas, que estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomina a visão do mercado como um todo.

A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são tratados os custos de produção:

CUSTO DE OPORTUNIDADE = CUSTOS IMPLÍCITOS

O custo de oportunidade deve ser considerado em qualquer tipo de investimento. Deve ser considerado pra evitar que deixemos de “contabilizar” algum tipo de custo, perdendo oportunidades que poderiam ser mais rentáveis (exemplo da família, que possuía um imóvel comercial, e estava em dúvida se alugava o imóvel ou abria um negócio).

Aula 4 – Demanda, oferta e o equilíbrio de mercado

PLT – Pág. 55

DEMANDA DE MERCADO

A DEMANDA ou PROCURA pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo (atentar posteriormente para os slides 9 e 10).

Para estudar a influência de cada uma dessas variáveis, utiliza-se a hipótese do “tudo o mais constante”, ou seja, considera-se cada uma dessas variáveis afetando separadamente as decisões do consumidor.

PLT – Pág. 57/58

OUTRAS VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA

Para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos (ou concorrentes), pelo preço dos bens complementares e pela preferência ou hábito dos consumidores.

RENDA DOS CONSUMIDORES: existe uma classe de bens chamados inferiores, cuja demanda varia em sentido inverso às variações da renda (consumidor mais rico significa menor demanda de carne de segunda); uma classe de bens de luxo (consumidor mais rico demandará produtos de maior qualidade) e bens de consumo saciado, quando a demanda não é influenciada pela renda (arroz, farinha, sal, etc).

PREÇOS DE OUTROS BENS: um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe; quando há uma relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro são chamados bens complementares (quantidade de camisas sociais e preço das gravatas).

PLT – Pág. 60

OFERTA DE MERCADO

Podemos conceituar OFERTA como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores, dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.

Podemos expressar uma escala de oferta de um bem X, dada uma série de preços, quais seriam as quantidades ofertadas a cada preço:

PLT – Pág. 63

EQUILÍBRIO DE MERCADO

“A LEI DA OFERTA E PROCURA: TENDÊNCIA AO EQUILÍBRIO”

A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado.

Aula 5 – Custos de Produção

PLT – Pág. 82/83

TEORIA DA PRODUÇÃO

CONCEITOS BÁSICOS

PRODUÇÃO é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comércio, etc.

No processo de produção, diferentes insumos ou fatores de produção são combinados, na forma de produzir o bem ou serviço final. As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados processos ou métodos de produção, que podem ser intensivos em mão de obra, intensivos em capital ou intensivos em terra.

Se, a partir da combinação de fatores, for possível produzir um único produto, teremos um processo de produção simples; se for possível produzir mais de um produto, teremos um processo de produção múltiplo.

PLT – Pág. 84

FATORES FIXOS E FATORES VARIÁVEIS DE PRODUÇÃO

CURTO E LONGO PRAZO

É fundamental a questão do prazo que está sendo considerado, já que alguns fatores podem ser relevantes a curto prazo, mas não a longo prazo, e vice-versa. Veremos que a diferença entre análises de curto e de longo prazo dependem de quais fatores de produção e insumos mantém-se fixos, ou variam, no período analisado.

Fatores de produção VARIÁVEIS: são aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera; ex.: quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e maior quantidade de matérias-primas.

Fatores de produção FIXOS: são aqueles cujas quantidades não mudam quando a quantidade do produto varia; ex.: as instalações da empresa e a tecnologia, que são fatores que só são alterados em prazos mais longos.

PLT – Pág. 92

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com