TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão Financeira

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 13

01) Os primeiros modelos de análise dinâmica do capital de giro foram o + conhecido aquele elaborado por Michael Fleuriet, que forneceram novos parâmetros na avaliação de desempenho de longo prazo das organizações, até então estruturada com base nos indicadores de rentabilidade extraídos do balanço.

Certo - errado  - Os estudos de Fleuriet forneceram parâmetros para avaliação de desempenho de curto prazo.

03) Em uma estratégia agressiva de financiamento das necessidades: A empresa financia suas exigências sazonais com capital de 3ºs de curto prazo e suas exigências permanentes com capital de 3ºs de longo prazo.

01) Na administração financeira. Na apuração da necessidade de capital de giro, devem-se incluir os saldos das contas erráticas do ativo e passivo circulante.

Certo - Errado - NCG = (Ativo Cíclico - Passivo Cíclico). Contas erráticas referem-se ao Saldo de Tesouraria (T = Ativo Errático - Passivo Errático).

01) Qual o indicador de liquidez do Modelo Dinâmico? O Termômetro de Liquidez é o indicador de liquidez do modelo. Ele permite efetuar um diagnóstico da empresa no curto e no curtíssimo prazo, medindo sua situação econômica e financeira. Pode ser encontrado por meio da fórmula: TL = _ T _

                                                                                                                                                                                    |NCG|

01) As variáveis-chave para a gestão financeira das empresas são: a necessidade de capital de giro (NCG), o capital de giro (CDG) e o saldo de tesouraria (T). Elas podem ser extraídas do Balanço Patrimonial reclassificado. Qual alternativa explica melhor a situação de uma empresa com NCG negativa?

A empresa não apresenta demanda de recursos ao giro dos negócios, mas dispõe de fontes para financiar outras aplicações, em conformidade às políticas de sua Administração.

A NCG é uma variável que guarda proporcionalidade ao ciclo financeiro e ao volume de vendas praticado. A variável sendo negativa: no ciclo financeiro, as saídas de caixa ocorrem depois das entradas de caixa. Portanto, a NCG negativa ocorre quando o ativo cíclico é menor do que o passivo cíclico. Neste caso a empresa não apresenta demanda de recursos para o giro dos negócios, mas ao contrário, dispõe de fontes para financiar outras aplicações, em conformidade às políticas de sua Administração.

03) O modelo de saldo de caixa que leva em consideração as flutuações aleatórias de entradas e saídas diárias de caixa:

Baumol; pressupõe entradas periódicas e saídas constantes de caixa

Modigliani e Miller;

Miller-Orr; supõe fluxos de caixa incertos e opera em termos de limites fixados de controle superior (H) e inferior (L), e um saldo desejado de caixa, ou ponto de retorno (Z).

saldo médio;  

.

04) Uma adm. eficiente de estoques leva a empresa a obter um ciclo de caixa satisfatório. Quais custos estão ligados ao estoque?  

Custos de Manter - estão ligados à manutenção de estoques: investimento aplicado, armazenagem, transferência, impostos, seguros, perdas, controle e obsolescência.

Custo de Comprar ou Custo de pedir - Os principais estão relacionados com: pesquisa de preços, comunicações (correio, telefone, fax, internet, etc), negociação com fornecedores, emissão das ordens de compra, recepção e conferência dos produtos comprados, devoluções ocasionais.

Custo de Faltar - Falta de estoques pode ter consequências negativas como: atraso na produção/entrega do produto; custo da compra eventual, fora de programação e com reduzido poder de negociação; custos de reemissão de faturamento, embalagem e despacho de mercadoria, quando parte do pedido é atendido e os produtos em falta seguem posteriormente; custo da venda perdida, quando o cliente vai comprar o produto no concorrente; custo do cliente perdido, quando o cliente vai comprar o produto no concorrente e troca do fornecedor.

02) Quando a Necessidade de Capital de Giro for positiva, ela representa uma: aplicação de recursos; 

06) Cite os possíveis custos que a empresa arca pela manutenção de estoques.

- Custo financeiro da estocagem: Estando estocados, os produtos ou mercadorias demandam a imobilização de recursos que poderiam ser aplicados em outros investimentos. Com isso, pelo período de estocagem há, no mínimo, um custo de oportunidade equivalente a outra opção de investimento. Os estoques exigem a captação de recursos de terceiros a taxas de juros de mercado durante todo esse intervalo de tempo. Essa captação onera a empresa e prejudica a rentabilidade final do negócio.

- Estrutura física exigida: envolve os gastos com o prédio utilizado para armazenagem.

-Armazenagem/manuseio/despacho: os procedimentos de recepção, conferência, movimentação para acondicionamento nas prateleiras, fracionamento, embalagem e despacho implicam em gastos relevantes dependendo do volume mantido estocado, manuseado ou despachado.

- Obsoletismo: a estocagem por períodos longos pode provocar a obsolescência dos produtos, tornando-se indesejados por consumidores.

- Seguros: valores despendidos com prêmios de seguros contra incêndios, furtos, inundações, etc.

- Controle/gestão: gastos com funcionários, softwares, etiquetas, leitores de código de barras e demais itens utilizados para gerenciar os estoques.

- Acidentes: possibilidade de despesas devido a avarias nos produtos causadas por intempéries ou manuseio inadequado, dentre outras possibilidades.

01) O ciclo econômico e a rentabilidade das empresas conferem a seus balanços um aspecto particular que permite enquadrá-los em uma estrutura determinada. A partir do confronto entre as variáveis do Modelo Dinâmico CDG, NCG e T, pois determinam a estrutura financeira, qual estrutura abaixo qualifica uma empresa sólida. CDG positivo, NCG positiva e T positivo. Aqui, a empresa apresenta uma situação financeira dispõe de um saldo de tesouraria positivo que lhe permite enfrentar aumentos temporários da necessidade de capital de giro. Ou seja, o capital de giro é suficiente para bancar as necessidades de capital de giro e ainda proporcionar aplicações em ativos financeiros, facultando, assim, relativa liquidez à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com