TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Norma Iso 3082 Amostragem E Preparação De Amostra

Casos: Resumo Da Norma Iso 3082 Amostragem E Preparação De Amostra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  5.882 Palavras (24 Páginas)  •  1.932 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO DE LAVRA

Conceito de planejamento

O planejamento de lavra é o resultado de um conjunto de tarefas que visam ao melhor aproveitamento dos recursos minerais. Melhor aproveitamento esse que se dá sob o ponto de vista da otimização da recuperação do bem mineral útil em função da maximização do lucro. Os modelos matemáticos e computacionais atualmente empregados no planejamento de lavra buscam exatamente a otimização da quantidade de bem mineral útil recuperada em função do lucro máximo. E embora possa parecer que a busca por lucro máximo conduza a um baixo aproveitamento dos recursos, esses modelos têm mostrado que o melhor aproveitamento desses recursos é conseguido com a maximização do lucro.

Entretanto, deve-se ressaltar que o lucro máximo não consiste no lucro percentual máximo, mas sim no volume de lucro máximo. Isso somente é conseguido com a utilização do efeito de escala. Fisicamente o planejamento de lavra objetiva extrair a maior quantidade de minério e a menor quantidade de estéril. Contudo, muitas vezes a extração do minério ou a sua liberação (minério pronto para extração, livre de estéril, mas que não foi ainda extraído) só é possível quando o estéril é retirado dentro de um cronograma planejado economicamente.

Seguem abaixo algumas definições importantes:

Minério: Mineral ou composto de minerais que pode ser recuperado (conhecido, lavrado e processado) com resultados lucrativos.

Estéril: Mineral ou composto de minerais desprovido de valor econômico, lavrado para liberação do minério.

Pesquisa: Fase de um empreendimento minério que compreende a prospecção (procura) e exploração (conhecimento) dos bens minerais.

Desenvolvimento: Procedimentos realizados para permitir o início do processo de lavra do minério (acessos, energia, construções civis, insumos, decapeamento, etc.)

Produção: Recuperação, extração, lavra ou explotação dos bens minerais e sua adequação (beneficiamento ou tratamento) as condições do mercado.

Ocorrência Mineral: Presença de um ou mais minerais em local definido e em condições (qualidade e quantidade) distintas de uma situação comum (anomalia).

Jazida: ocorrência mineral com potencialidade de recuperação econômica.

Mina: Jazida mineral em que ocorrem processos de recuperação mineral (lavra). As informações mais importantes decorrentes da pesquisa mineral são as definições de Recursos Minerais: inferido, indicado e medido e Reserva Mineral: provável e provada. Essas informações serão mais precisas quanto maior for o conhecimento sobre as ocorrências.

Para demonstrar a variação e o grau de certezas geológicas, os recursos podem ser divididos em medidos, indicados e inferidos.

• Medidos: A quantidade (tonelagem e/ou volume) e a qualidade (teor) são calculadas a partir das informações de afloramentos, trincheiras, furos de sondagem. Por analogia, valores interpolados.

• Indicados: As informações são obtidas de forma similar àquela dos recursos medidos, mas amostragem e medidas são mais distantes e com menor grau de confiabilidade. Por analogia, valores extrapolados.

• Inferidos: As estimativas são baseadas em evidencias geológicas assumindo uma continuidade generalizada na qual a confiança nas informações é menor que nas duas definições anteriores.

O termo reserva refere-se à existência, e as características físico-químicas de uma ocorrência mineral e não se refere aos equipamentos, estruturas, etc. necessários para recuperação mineral.

As reservas são classificadas como:

• Reserva provada: Parte do recurso mensurado como reserva (medida e indicada) que se pode provar sua viabilidade técnica e econômica de explotação.

• Reserva provável: Parte dos recursos inferidos e indicados que se pode definir a possibilidade, futura talvez, de explotação.

Ciclo da Mineração

O diagrama da figura acima mostra o processo de suprimento de substâncias minerais no mercado. Como se pode notar, uma mudança positiva no mercado local cria uma nova demanda ou aumenta a demanda existente para os produtos minerais. Em resposta a novas demandas, recursos financeiros são aplicados na pesquisa mineral resultando em novas descobertas de depósitos. Outro aspecto a considerar é que por meio do aumento de preço, os minerais podem tornar-se economicamente viáveis. É importante salientar ainda que depósitos antes economicamente inviáveis, podem passar a sê-lo, por exemplo, com o desenvolvimento tecnológico.

Os processos envolvidos na recuperação dos bens minerais são geralmente subdivididos em quatro fases: Prospecção, Exploração, Desenvolvimento e Explotação (lavra). As duas primeiras fases constituem a pesquisa mineral, a qual é responsável pelo estudo e caracterização da ocorrência mineral.

As informações obtidas na pesquisa mineral são fundamentais para a avaliação do depósito mineral bem como para o estudo de viabilidade da mineração. Após a avaliação e a viabilização do depósito mineral, tais informações passam a constituir a base para o planejamento e o projeto do empreendimento mineiro.

Durante o processo de modelagem do depósito, dependendo do porte do empreendimento, uma grande quantidade de informações é gerada. Com os modelos computacionais disponíveis atualmente é possível organizar estas informações para produzir um modelo tridimensional do depósito. Esse modelo considera as seguintes características: topografia, capeamento, geologia, estrutura, geomecânica, espessuras dos corpos, teores, tipologias etc..

O planejamento da mina envolve um processo complexo que depende, além dos aspectos técnicos, da localização, da experiência em gerenciamento de mina, das condições econômicas e da legislação. De maneira resumida, pode-se dizer que o planejamento de lavra deve buscar o método melhor e mais econômico possível para extrair o minério. Em outras palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com