TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Video A META

Dissertações: Resumo Video A META. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 6

A META

Alex Rogo, administrador de uma indústria de montagens está com problemas na fábrica. Seus pedidos estão atrasados, e o pedido de um dos clientes mais importantes, o de Burn Sayd está atrasado há mais de três semanas. Bill Peach, vice-presidente da fábrica fica sabendo do atrasado e dá três meses pra Alex obter bons resultados, caso contrário a fabrica fecharia. Surge aí o grande desafio de Alex: salvar a fábrica do fechamento e impedir que centenas de funcionários venham a ser demitidos.

Alex lembra-se de uma conversa que teve com um antigo professor de física, Jonah. Comenta sobre o aumento de 36 % de produtividade, baseado nos robôs industriais, que fazem a produção ser mais rápida e com menos custo por peça. Jonah faz as seguintes perguntas a Alex: Houve redução total nos custos? Os estoques diminuíram? A empresa obteve lucro? Alex diz que não, mas o custo por peça caiu com o trabalho dos robôs. Jonah então pergunta a Alex qual era a meta da empresa? Alex disse que a Meta era aumentar a eficiência e a produtividade. Mas Jonah observa que a Único teve aumento de produtividade, mas não teve aumento no lucro da empresa. E diz que a meta é ganhar dinheiro. Alex descobre então, que os robôs na verdade estão atrapalhando a produção da fábrica. Expõe isso aos gerentes que entendem que a meta é ganhar dinheiro, mais ainda não conseguem identificar de que forma resolverão esses problemas.

Alex se encontra de novo com Jonah em Nova York. Jonah faz algumas observações a Alex:

Deve se medir a eficiência de cada processo de produção e a capacidade da produção das peças até o fim do processo. Ele exemplifica que se a fábrica produz em média 10 peças por hora, deveria levar em média 5 minutos em cada máquina, porém há processos que são mais demorados e levam mais tempo. Outra observação de Jonah: Deve-se procurar o “Gargalo”.

Apesar das observações de Jonah, Alex ainda não consegue enxergar claramente quais as decisões que deverá tomar. No dia seguinte Alex faz uma excursão de escola com seu filho, e como a pessoa responsável por guiar as crianças faltou, Alex terá que guiá-los. Era uma caminhada de 15 km que levaria 5 horas, ele calculou que fariam 3 km por hora. Já estavam caminhando há mais de 2 horas e tinha percorrido apenas 2 km, ou seja, estavam longe de alcançar a meta. Alex percebe que durante a caminhada alguns alunos ficavam para traz, e cada vez que um aluno ficava pra traz, o grupo toda parava e atrasava. Alex coloca Harby, que era o que caminhava mais lentamente, para frente, mas não adiantou, pois o grupo continuou caminhando devagar. Alex chama o grupo e diz que precisam descobrir porque Harby caminhada devagar, e resolve olhar a mochila dele e descobre que estava muito pesado. Alex distribui o peso com o grupo e a mochila fica mais leve. Após isso Harby passa a caminhar mais rapidamente, e assim todo o grupo, chegando todos juntos. Alex entende que Harby era o “Gargalo”, o mais lento da turma. Alex se reúne novamente com os gerentes dos setores e determina três passos para se alcançar a Meta

* Aumentar as vendas.

* Cortar as despesas,

* Diminuir os estoques.

Alex expõe a eles, o que ocorreu no passeio com seu filho, para que eles entendessem sobre o Gargalo e pudessem identificar quem era o Gargalo da empresa. Ele fala novamente com Jonah, que faz uma visita à fábrica para ajudá-lo a solucionar os problemas que foram identificados. Jonah diz que os Gargalos são quem controlam a produção da fábrica inteira, se ele atrasa, atrasa todo o processo. Ele dá alguns indicadores básicos e rápidos:

*Qual é área de trabalho que tem a maior pilha de material aguardando o processamento? Na máquina NCX10. Ela é o “Gargalo”. Ela produz peças mais baratas com mais rapidez, e á única que produzem determinadas peças. A demanda da máquina é maior eu a capacidade de produção, deve se encontrar mais capacidade.

*Quantas horas em média essa máquina fica parada? Entre horário de almoço e troca de turnos, de 4 a 5 horas. Cada uma dessas horas poderá ser 1 hora de capacidade a mais que acrescentará em todo o processo da fábrica.

*Onde é feita a inspeção dos produtos? No setor de qualidade.

*Quanto custa em média cada peça rejeitada? De 80,00 e 90,00 dólares. Ele diz que deve se fazer uma inspeção nessas peças rejeitadas, ou seja, deve passar pelo controle de qualidade antes que elas vão para o Gargalo (NCX10), pois ele deve receber apenas as peças boas. A capacidade da Fábrica = a capacidade do Gargalo, então 1 hora perdida pelo Gargalo, é 1 hora perdida no sistema inteiro. Diante disso percebe que se deve acelerar o processo do Gargalo.

Para isso, Alex toma algumas decisões:

*Aumentou a jornada de trabalho dos colaboradores;

*Passou a ter um controle maior da qualidade das peças, rotulando as peças que estavam boas com etiquetas vermelhas, identificando que elas seriam produzidas 1º, ou seja, passariam direto para o Gargalo, e as que não tivessem com a etiqueta, eram as peças rejeitadas que não passariam pela NCX10.

*Compraram outra máquina num valor menor que produzia as mesmas peças que a NCX10 produzia, fazendo com que tivesse um aumento de 15% na produção.

No 1º mês alcançaram os primeiros objetivos para chegarem à meta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com