TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a Meta

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da obra “A Meta”

O livro “A Meta” de Eliyahu Moshe Goldratt é um romance que retrata um ambiente de negócios e conta a história de como Alex Rogo, gestor de uma fábrica, consegue resolver problemas de sua unidade fabril, tirá-la da beira da falência e ainda conciliar-se com sua esposa que reclamava do pouco tempo que tinham juntos devido aos trabalhos de Alex.

A ideia principal de Eliyahu ao escrever sua obra era de mostrar que pode-se postular um pequeno número de hipóteses e ciar a partir delas uma teoria que encaixe-se a diversos fenômenos industriais. Além disso, o autor demonstra em seu livro que o senso comum abrange muito mais do que as pessoas pensam.

A obra começa na fábrica do protagonista com uma visita de um profissional com um cargo de hierarquia maior do que de Alex, a visita chamasse Bill Peach e é ele quem apresenta ao leitor a situação crítica que encontra-se a fábrica. Bill estava ali para exigir a entrega de um pedido atrasado e falar em particular com Alex sobre metas a serem cumpridas. Foi exigido que o protagonista apresentasse melhores resultados em um período de 3 meses, caso contrário, seria demitido do cargo de gestor.

Com todas as dificuldades dentro da fábrica e da sua família, Alex lembrasse de um encontro que teve com Jonah, um ex-professor dele que de forma socrática auxilia o protagonista a superar os problemas da fábrica e ganhar dinheiro. O processo dedutivo de ensinamento utilizado por Jonah para ajudar Alex é o que faz a história rodar.

Percebe-se, com o tempo que para tirar a empresa da crise, o protagonista utiliza um padrão e sequência de medidas que pode ser chamada de “A Teoria das Restrições”. Essa teoria é dividida em 5 etapas:

1. Identificar as limitações da fábrica

2. Analisar suas limitações

3. Trabalhar como um todo a partir de suas limitações

4. Elevar as limitações

5. Começar de novo

Com isso, Alex conseguiu aumentar os ganhos, reduzir a porcentagem dos custos operacionais em relação aos ganhos e diminuir seu inventário. Dessa forma, conseguiu resultados maiores do que os esperados no prazo que lhe foi concebido e manteve seu emprego. Além disso, na história coadjuvante da obra, Alex se reconciliou com sua esposa através de diálogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com