TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco E Retorno

Monografias: Risco E Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 5

AFO – Administração Financeira e Orçamentária

2. RISCO, RETORNO

2.1- FUNDAMENTOS

Para atingir o objetivo principal que é a maximização do lucro dos acionistas o administrador financeiro deve aprender a avaliar os dois determinantes principais dos negócios: o risco e o retorno. Cada decisão financeira apresenta certas características de risco e retorno e do impacto da combinação destas características sobre a organização. Desta forma, toda empresa, por dedicar-se primordialmente a atividades típicas de um setor da economia, enfrenta os padrões de oscilação característico de sua esfera de atividades como unidade econômica.

De um período para outro os volumes de vendas e lucros da empresa ficam até certo ponto sujeitos a forças fundamentalmente externas à organização e cuja origem pode ser localizada na situação atravessada pela economia em que está inserida a empresa, em âmbito nacional, internacional, regional e também no momento específico da vida de seu produto ou serviço básico, bem como da tecnologia a ele associada.

2.2- RISCO

O risco em seu sentido único, pode ser definido como a possibilidade de um prejuízo financeiro ou, mais formalmente, o termo risco é usado alternativamente com incerteza, ao referir-se a variabilidade de retornos associada a um dado ativo. Tais variabilidades podem surgir do ambiente e podem promover perdas para a empresa desta forma caracteriza-se riscos de duas formas:

RISCO ECONÔMICO:- como sendo a incerteza ou variabilidade relativa dos resultados da empresa nos seu setor de atividade, está intimamente associado ao tipo de operação da empresa, bem como à natureza do produto, e as características de procura por seu produto (sazonalidade, oscilações cíclicas etc.).

RISCO FINANCEIRO:- como os resultados operacionais de uma empresa podem oscilar os resultados finais da empresa também podem variar, apresentando assim um grau de variabilidade e incerteza para os acionistas, sócios ou proprietário da empresa. Esta variabilidade é o que chamamos de risco financeiro.

O risco financeiro, ou o grau de variabilidade dos retornos para o acionista ordinário, é determinado pelo uso relativo de capital de terceiros, ou seja, pelo uso de recursos que exigem uma remuneração fixa e prioritária em face da remuneração do capital dos acionistas. Consequentemente, dado um grau qualquer de variabilidade dos resultados das operações da empresa, quanto mais elevada for a proporção de recursos de terceiros maior será o risco assumido pelo acionista, pois menores serão as suas possibilidades de obter remuneração para seu investimento, ou seja, retorno, porque havendo um declínio dos resultados operacionais, certa proporção/quantia dos fundos gerados ainda precisa ser reservada para saldar compromissos com emprestadores de recursos. Assim, se de um lado o risco econômico corresponde à estrutura de ativos da empresa, que decorre das atividades por ela desenvolvidas, o risco financeiro está associado à estrutura das fontes de recursos (dos passivos), principalmente em termos de endividamento relativo.

2.3- RETORNO

O retorno sobre um investimento é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo. É usualmente determinado considerando-se as mudanças de valor do ativo, mais qualquer distribuição de caixa expressa como porcentagem do valor do investimento no início do período. A expressão para calcular a taxa de retorno obtida sobre qualquer ativo durante o período t, Kt, geralmente é definida como:

Onde:

Kt = taxa de retorno exigida, ou atual, ou esperada, durante o período t

Pt = preço (valor) do ativo no tempo t

Pt – 1 = preço (valor) do ativo no tempo t – 1

Ct = Caixa (fluxo) recebido do investimento no ativo no período de t – 1 a t

O retorno K reflete o efeito combinado de mudanças nos valores do preço para os períodos, e o fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com