TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roger Agnelli E A Cvrd

Trabalho Escolar: Roger Agnelli E A Cvrd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 17

2 ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1 Análise interna

2.1.1 Recursos humanos

Recursos humano na empresa e o departamento que tem responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, ou seja e toda comunicação relativa aos funcionários da organizações.

Na empresa Oliveira e Mesquita LTDA possui um quadro de funcionários de oito pessoas, sendo: dois sócios proprietários, dois farmacêuticos, um balconista, dois motoboys e um assistente financeiro.

Para adquirir um conhecimento melhor na seleção de funcionários, são feitas entrevistas com um dos sócios o aniclézio (entrevista não estruturada), de modo que possa perceber as habilidades que o entrevistado possui.

Ressalta-se que a empresa dá preferência a candidatos que não possuem experiência, pois, sendo assim, ele terá um treinamento específico da área que irá atuar seguindo a cultura da empresa. Durante o período de experiência, a empresa verifica o potencial do recém-contratado para definir sua permanência.

A empresa utiliza o treinamento on the job, ou seja é o treinamento prático no dia a dia. Engloba fazer junto, substituir em férias, ser designado para projetos, participar em reuniões, estagiar em outras áreas ou unidades, visitar fornecedores ou clientes, dar treinamentos internos, etc. No qual o funcionário contratado pode se adequar às rotinas e normas da empresa. A avaliação do treinamento utilizada é a avaliação nível 3 de Hamblin , avaliação comportamental, feita no dia a dia verificando a disciplina e o profissionalismo do funcionário.

A empresa ainda não faz avaliação de desempenho. Porém, segundo os proprietários, a empresa pretende utilizar o método de avaliação por objetivos. Desta forma, a empresa espera motivar o funcionário em direção aos resultados propostos e propiciar oportunidades de demonstrar sua competência profissional, por meio do estímulo constante dos desafios.

Os vendedores recebem comissões de vendas e bônus por desempenho, que estão relacionados aos resultados obtidos. Seu princípio é estabelecer determinadas metas que são negociadas com aqueles a quem se aplicam e, caso atingidas, os envolvidos recebem o bônus correspondente. Essa remuneração por meio de comissões e desempenho está em período de teste, pois está sendo estudada uma maneira mais ampla para gratificar cada funcionário, atribuindo metas específicas para aqueles que não fazem parte do quadro de vendedores. Num primeiro momento já foi possível perceber um aumento no rendimento da empresa.

2.1.2 Sistema de informações

Sistema de informações é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais e gerais. Esse sistema interagi para processar informações importantes dentro de uma organização, nas organizações conhecido como SIG sistema integrado de gestão.

A Drogaria possui um sistema integrado de gestão chamado UNIFAR que controla todo processo da empresa. Nele, cada funcionário acessa de modo individual, cadastrando os clientes e as vendas. As mercadorias, ao chegarem na empresa, são inseridas no programa e as vendas registradas controlam o estoque. O software permite o acompanhamento das contas a receber e a pagar. A manutenção do sistema UNIFAR é pago mensalmente.

Paralelamente, ainda existe um acompanhamento por planilhas desenvolvido pelo Sr. Aniclézio e a assistente financeira.

2.1.3 Marketing

a) Produto

No produto refere-se os atributos que o produto ou serviço da empresa terá, organização tem atentar na variabilidade de produtos, qualidade, design, características, nome da marca ou seja voltada direto pro produto vai ser apresentado.

A empresa comercializa medicamentos genéricos, similares e éticos. Há também dermocosméticos, perfumaria, leites em pó e correlatos dentro do campo farmacêutico. Por serem produtos diversificados, estes se dividem em linhas.

Para satisfazer as necessidades dos clientes, a drogaria aceita pedidos por encomenda, chegando a adquirir o produto no concorrente para entregá-lo ao cliente.

b) Preço

No preço e onde será levantado quanto irá cobrar dos clientes, as organizações irá criar descontos, formas de pagamentos, concessões, preço de lista.

O preço de venda varia de acordo com a linha do produto. Por exemplo, medicamentos seguem a lista de PMC (preço máximo consumidor) fornecido pelo Governo Federal em que se trabalham descontos para chegar ao preço ideal para o consumidor; na perfumaria é lançada uma margem de lucro sobre o preço de custo; leites e fraldas, seguem o preço dos concorrentes.

c) Praça

E estrutura externa onde irá visualizar canais, cobertura, locais e variedades, onde será disponibilizado podendo ser on-line ou lojas físicas.

A empresa não oferece estacionamento aos clientes, pois não é conveniente para a mesma por sua estrutura ser alugada, mas está localizada em área de fácil estacionamento próximo à empresa. A área é ampla, pois fica numa esquina da Rua Piauí, região de fácil acesso.

As entregas são feitas através de motoboys que trabalham na drogaria, em toda a região de Rio Verde Goiás.

d) Promoção

Promoção e uma estratégica de divulgações utilizadas, e uma ferramenta importante com ela atrais consumidores para a organização

A empresa utiliza as facilidades das redes sociais e blogs. A propaganda boca a boca tem-se mostrado eficiente, mas não eficaz segundo informação dos sócios. As estratégias de realização de pós-vendas e fidelização de clientes não são utilizadas. A falta de medidas mais efetivas de melhoria do relacionamento com o cliente faz com que a empresa tenha dificuldades para manter os clientes fiéis aos seus serviços.

2.1.4 Finanças

A empresa faz o controle financeiro por meio do SIG UNIFAR que está conseguindo suprir as necessidades.

As compras são efetuadas com parte do pagamento à vista e parte com prazo de 30 dias, variando conforme os descontos oferecidos pelos representantes (fornecedores). As vendas são realizadas à vista (dinheiro e cartão de débito) e a prazo. Na modalidade a prazo, a empresa utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com