TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALÃO OFICINA DA BELEZA (PESQUISA MERCADOLÓGICA)

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM MARKTEING

Carol Ferreira Capanema

Cleidiciana Celestino de Oliveira

Diego Ribeiro Dutra

Elton Vinicius Gonzaga

Emília Cardoso de Oliveira

Richard William

Rilke Pinheiro

SALÃO OFICINA DA BELEZA (PESQUISA MERCADOLÓGICA)

Belo Horizonte

Outubro/2015


SUMÁRIO

1. RESUMO EXECUTIVO        

2. HISTÓRICO        

3. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA        

4. ABORDAGEM DO PROBLEMA        

5. MODELO DE PESQUISA        

6. TRABALHO DE CAMPO E COLETA DE DADOS        

9.CUSTO E TEMPO        9

10.ANEXOS        10


  1. RESUMO EXECUTIVO

        

Esse Projeto de Pesquisa de mercado teve por finalidade a análise de demanda de

abertura de uma filial do Salão Oficina da Beleza no bairro Horto na região Leste de Belo Horizonte – MG, segundo dados do site da prefeitura de Belo Horizonte o bairro possui aproximadamente 9.000 habitantes e a 3,3 km do centro da cidade.

O salão conta com duas filiais na região Leste de Belo Horizonte onde tem uma grande demanda, o proprietário tem o desejo de expandir o negócio na região, para a tomada da decisão, o salão necessita de dados técnicos de pesquisas mercadológicas para poder avaliar se e possível abrir uma nova filial.

Para levantar estes dados técnicos, será realizado um levantamento de concorrentes com numero de salões no bairro e identificar correntes diretos e indireto, levantar perfil dos habitantes masculino referente a cortes de cabelo realizar pesquisa com publico masculino de 14 a 35 anos que more no bairro Horto, levantar a procura pelos serviços oferecido pelo Salão (demanda).Este dados serão levantados entre a segunda a primeira e segunda quinzena de novembro, e terá como custo, condução dos pesquisadores, custo com matérias (papel, canetas e etc...).


2. HISTÓRICO

O Salão Oficina da Beleza foi fundado em meados de 2010 pelo cabelereiro Douglas que tinha com meta abrir um salão que oferecesse cortes com estilos diferente voltados para o público masculino. No ano de 2011 entrou em sociedade com o cabelereiro Preto que também tinha o mesmo desejo de abrir um salão inovador.  Pouco a pouco o salão foi conquistando vários clientes, e viu sua demandar aumentar. Hoje o salão Oficina da Beleza possui duas filiais na região Leste de Belo Horizonte uma na Av. Elísio de Brito, nº 40 no Bairro Boa Vista e a outra esta localizada na Av. Porto Seguro no Bairro Nova Vista, possuem ao todo 8 funcionários e conta com uma linha variada de cortes, relaxamento, escova, desenhos, todos voltados para o publico masculino.

Com a crescente procura de pessoas de vários bairros da região Leste pelo serviço oferecidos pelo salão, surgiu à necessidade de abrir um novo salão que pudesse atender demanda maior de clientes que busca um serviço diferencial em corte de cabelo, com eficiência e qualidade.

Este projeto foi elaborado para poder levantar informações e dados que sirvam de base para a tomada de decisão do Salão.


3. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA

Problema: Há demanda para a abertura de uma filial do salão Oficina da Beleza no Bairro Horto na cidade de Belo Horizonte?

Objetivo Geral: Identificar se o estilo do salão é bem quisto pelo publico masculino do bairro, a se há procura pelo serviço.

Objetivos específicos:

  • Levantar o perfil do público masculino em relação aos estilos de cortes adotados pelo salão.
  • Levantar informações sobre concorrentes diretos e indiretos daquele bairro.


4. PESQUISAS DE MERCADO

Pesquisa de Mercado, também chamada Inteligência de Marketing, é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados capítulo abordará a revisão bibliográfica realizada para elaboração deste projeto de pesquisa de mercado e apresentará os conceitos pesquisa de mercado.

4.1 HIPÓTESE

  • No bairro Horto tem publico masculino com perfil de corte do salão.
  • Há grande procura de salões com o estilo do salão Oficina da Beleza no bairro Horto.
  • Não há salões com o mesmo estilo do salão Oficina da Beleza no bairro Horto
  • Há grande numero de correntes indiretos.


5. MODELO DE PESQUISA

Neste projeto de pesquisa, serão utilizados os seguintes modelos de pesquisas:

  • Exploratória - Qualitativa: Levantamento de dados secundários no site da Prefeitura de Belo Horizonte, IBGE, Google maps e junta comercial da região.

  • Descritiva – Qualitativa: Pesquisa a ser realizada para poder identifica o perfil do publico no bairro, sexo, idade, ramo profissional etc. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

6. TRABALHO DE CAMPO E COLETA DE DADOS

Todos integrantes do grupo participaram da elaboração do projeto, foi realizado entrevista com o sócio proprietário Douglas no Salão Oficina da Beleza, o mesmo recebeu um questionário para responder sobre como foi criado o salão, qual seu público-alvo, qual a visão do Salão, também foi aplicado um questionário para os funcionários para poder avaliar a satisfação do cliente interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com