TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre pré sal

Por:   •  29/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A camada pré-sal é denominada dessa forma em função de ser localizada sob uma camada de sal em uma região ultraprofunda do subsolo marítimo brasileiro, estendendo-se do litoral catarinense até o do Espírito Santo.

Estudos já realizados dão indícios que essa camada apresenta um reservatório significativo de óleo leve de alta qualidade, o qual ultrapassa em mais de cinco vezes as atuais reservas brasileiras. Caso a expectativa desses estudos se concretize, tais reservas de petróleo farão do Brasil uma referência ainda maior por estar entre os seis países que apresentam as maiores reservas petrolíferas do mundo, o que se refletirá em um grande desenvolvimento econômico no país.

1.1 Justificativa

Quando se trata da camada pré-sal, um ponto importante a ser destacado é o de que o Brasil se endividará expressivamente em função do investimento em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de equipamentos novos que será necessário para explorar essa camada. É válido ressaltar, entretanto, que os resultados financeiros advindos da atividade petrolífera são muito grandes e possivelmente agilizarão o processo de abatimento de tais dívidas públicas.

Nesse contexto, destaca-se a importância de que a administração do pré-sal seja feita corretamente e que as decisões tomadas sobre o assunto sejam corretas desde já, caso contrário essa conjuntura poderá representar uma ameaça ao equilíbrio econômico do país. No entanto, a realidade atualmente é outra e é fundamental que os problemas administrativos sejam resolvidos o quanto antes para que os benefícios obtidos com a sua exploração sejam maximizados.

Portanto, considerando a oportunidade trazida pelo pré-sal à economia brasileira e a sua importância, esta pesquisa apresentará informações a respeito dos problemas da administração da exploração desta camada e, ao final dela, é esperado um conhecimento profundo sobre os problemas da administração do pré-sal e formas de resolução do mesmo.

  1. Objetivos

Serão apresentados os objetivos gerais e específicos deste projeto.

1.2.1 Objetivos gerais

• Analisar as questões que envolvem a administração do pré-sal, tanto do que se refere aos desafios que serão enfrentados quanto às soluções para os problemas diagnosticados atualmente;

• Traçar os prováveis obstáculos sobre como administrar esse novo produto de alto valor no mercado nacional e internacional;

• Listar dúvidas;

• Descobrir respostas a fim de descrever o melhor caminho a ser seguido nessa nova etapa em que o Brasil se encontra.

1.2.2 Objetivos específicos

• Analisar as questões que envolvem a administração do pré-sal;

• Entrevistar os responsáveis pela área administrativa através de correio eletrônico;

• Acompanhar a rotina dos entrevistados durante um período específico de tempo;

• Fazer uma pesquisa teórica por meio de livros e periódicos da área de administração

do pré-sal;

• Analisar o conteúdo encontrado;

• Registrar as informações necessárias para a formação de um resultado sólido referente aos desafios que serão enfrentados e suas soluções;

• Cruzar as informações por meio de tabelas comparativas para obter uma conclusão segura acerca deste tema.

  1. REVISÃO DE LITERATURA        

O pré-sal, do ponto de vista geológico, é constituído de áreas cujos sedimentos foram acumulados antes do depósito da camada de sal no mar. Desse modo, convencionou-se utilizar o termo "pré-sal" para definir as camadas rochosas que ocorrem abaixo de uma espessa camada de sal na plataforma continental brasileira, distinguindo-as das descobertas petrolíferas que ocorrem acima do sal, isto é, no pós-sal (MNE, 2009).

Como é possível verificar, a exploração das camadas petrolíferas do pré-sal são diferentes das outras existentes no Brasil, visto que são extremamente profundas e de difícil acesso em função de se encontrarem antes do depósito da camada de sal no mar. Dessa maneira, a tecnologia utilizada para extrair o petróleo é bastante avançada, necessitando de constantes aperfeiçoamentos para a obtenção de melhores resultados na extração.

A região da província petrolífera chamada pré-sal estende-se do litoral do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina em uma área de aproximadamente 149 mil km² sob uma lâmina de água de 800 a 3.000 metros de profundidade e soterramento de 3 a 4 mil metros. Testes indicaram a existência de grandes volumes de óleo leve de alto valor comercial (30° API) com grandes quantidades de gás associado, confirmando a existência de uma área na qual são estimados riscos exploratórios extremamente baixos e grande rentabilidade (PL 5.938/09). Estudos de mercado apontam para um total de 70-100 bilhões de barris em toda a região do pré-sal. Se tal informação for confirmada, essa quantidade seria suficiente para colocar o Brasil entre os dez maiores produtores mundiais de petróleo (IEDI, 2009).

Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Indústria, a exploração nas camadas do pré-sal é fundamental para o crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Com isso, uma questão muito importante é levantada: como será a distribuição dos royalties do petróleo entre os estados brasileiros que se localizam em regiões fora da área em que o pré-sal é encontrado?

Atualmente, todo o lucro gerado com as explorações petrolíferas é dividido entre a União, estados e municípios que produzem ou possuem instalações como refinamento. Assim, qualquer concessionária exploradora é obrigada a repassar 10% do valor de cada barril extraído, o que é conhecido como royalties. Eles são divididos da seguinte maneira: 47.5% pertence à União, 22.5% aos estados produtores e 30% aos municípios produtores, negligenciando aqueles que não produzem.

Porém, uma nova questão vem à tona. Considerando toda a riqueza que o país irá gerar, como fica a situação de estados e municípios que não podem usufruir da porcentagem? Como serão beneficiados? Tentando reverter esse quadro, o Deputado Federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) propõe que todos os estados e municípios recebam a mesma quantia, independente se é produtor ou não. Portanto, a União receberia 40% e os estados e municípios, 30%. Todavia, os estados de maior produção como o Rio de Janeiro, por exemplo, deixaria de receber 7,3 bilhões de reais por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com