TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Livro "O Mundo Globalizado"

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Crítica Do Livro "O Mundo Globalizado". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  2.133 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A globalização interage com as realidades nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as suas características peculiares.

Este livro tenta analisar a globalização, explicando como ela surge, as esferas em que avança de forma mais rápida e aquelas em que se mostra mais restrita.

A globalização cria uma proximidade entre os países no âmbito econômico, politico e cultural.

No livro será apresentado fatos que ilustram a globalização e a torna perceptível à todos e também é apresentados conceitos que permitem compreender o significado das transformações que provocam.

O QUE É GLOBALIZAÇÃO?

A particularidade de um país ou acontecimento pode se tornar global. A globalização aproxima os acontecimentos, tudo isso se torna possível graças a ajuda da tecnologia avançada, a partir da virada do século XX para XXI, através da televisão/internet é possível que os acontecimentos de um país sejam acompanhados em tempo real por outro.

Ou seja, isso pode até influenciar na bolsa de valores, posso citar como exemplo o fato que aconteceu no dia 23 de abril de 2013 a bolsa de valores entrou em pânico depois da falsa notícia de atentado contra o presidente dos EUA Barack Obama, o índice Dow Jones chegou a perder 130 pontos depois de o Twitter da agência noticiosa Associated Press ter sido pirateado e noticiado um atentado na Casa Branca que ferira Obama.

Existem países que são mais “globalizadores” (países desenvolvidos) do que “globalizados” (países subdesenvolvidos), estes tendem a fazer que em outras partes do mundo os seus produtos sejam adquiridos ou tornem-se tendências, isso também acontece com a cultura.

No mundo globalizado, as distâncias geográficas não existem; cada vez mais os países estão interligados, e as pessoas fazem viagens a negócios ou turismo, ou seja, não existe mais o “longe - perto”.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA GLOBALIZAÇÃO

O conceito globalização surgiu na década de 1980 nas escolas de administração dos Estados Unidos, para depois, literalmente, correr o mundo, na sua formulação estava relacionado às estratégias das empresas que procuravam expandir suas atividades, ultrapassando as fronteiras nacionais.

A interligação de Países vem desde o Século XV, através das grandes Navegações, com essa interligação começaram as trocas de mercadorias, produções nos países como Brasil, e o comércio destes produtos na Europa, o começo do capitalismo.

Impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comercio, verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia entre o fim do século XVIII e o início do século XX.

A Revolução Industrial, com a abertura de novos mercados, de novas mercadorias, e consequentemente a interligação de mercados, pois as mercadorias eram exportadas, e assim criou-se um mercado mundial.

Também o fluxo de nações, os Europeus deixaram as suas terras para povoar os Estados Unidos, a Austrália, a Argentina e o Brasil, ocorrendo assim uma mistura das nações.

Guardadas as devidas proporções, as caravelas cumpriram, nos séculos XV e XVI, o mesmo papel que as empresas de internet e os modernos meios de transporte cumprem nos dias de hoje.

Podemos concluir então que a globalização vem sendo exercida há alguns séculos, o fato é que só não era conhecida por este nome.

AS QUATRO ESFERAS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

Existem barreiras significativas em alguns setores produtivos, regiões e países. Por este motivo não podemos dizer que exista hoje uma economia inteiramente global.

Na atual globalização, as dimensões internacional e transnacional têm assumido uma importância maior do que a dimensão nacional.

A capacidade de participar das cadeias produtivas globais controladas por empresas multinacionais, de obter empréstimos internacionais ou acesso preferencial a alguns mercados pode definir o destino de economias locais e nacionais, isso faz acarretar incertezas quanto a evolução d economia no futuro próximo.

Existem barreiras na globalização, tais barreiras criadas para proteger a economia de cada país. Somos capazes de entender essa realidade em toda sua complexidade através do conhecimento das esferas da globalização econômica – comercial, produtiva, financeira e tecnológica.

Comercial: a globalização comercial é a junção dos mercados comerciais, é usada para criar força e aumentar seus lucros.

Produtiva: está diretamente vinculada a questões de tecnologia, organização industrial e investimento internacional.

Financeira: é o processo de integração dos mercados financeiros locais aos mercados internacionais.

Tecnológica: a tecnologia que é criada em um especifico país, pode ser usada por habitantes de outros países.

Os obstáculos à globalização política

A política é o ramo da vida coletivo menos globalizado. Se existe uma diversidade entre produtos no mercado na economia nacional, no âmbito da geopolítica essa complexidade é ainda maior.

Embora a grande maioria de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com