TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE CONTABILIDADE INFORMATIZADOS

Projeto de pesquisa: SISTEMAS DE CONTABILIDADE INFORMATIZADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMAS DE CONTABILIDADE INFORMATIZADOS

Camaçari

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 TECNOLOGIA DA INFORMÇÃO NA CONTABILIDADE 5

3 SOFTWARES ERP DISPONIVEIS NO MERCADO 6

4 SOFTWARES MAIS USADOS 6

4.1 ALTERDATA 6

4.1.1 MODULOS 6

4.1.1.1 CONTABILIDADE 6

4.1.1.2 ESCRITA FISCAL 7

4.1.1.3 DEPARTAMENTO PESSOAL 7

4.1.1.4 ATIVO IMOBILIZADO 8

4.1.1.5 DEMAIS MÓDULOS 9

4.2 DOMÍNIO 9

4.2.1 MÓDULOS 9

4.2.1.1 LALUR 9

4.2.1.2 PATRIMÔNIO 9

4.2.1.3 HONORÁRIOS 9

4.2.1.4 DEMAIS MÓDULOS 10

4.3 PROSOFT 10

4.3.1 PARA ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS 10

4.3.1.1 GOLD 10

4.3.1.2 GID 10

4.3.1.3 GOLD GERENCIAL 10

4.3.2 PARA EMPRESAS 10

4.3.2.1 GOLD EMPRESARIAL 10

4.3.2.2 SGE (Sistema de Gestão Empresarial) 11

1.INTRODUÇÃO

A tecnologia da informação modifica o panorama informativo da contabilidade de forma expressiva, valorizando e qualificando os seus trabalhos desenvolvidos na área. As empresas contam com a nova geração de contadores que tem que estar familiarizados com os sistemas de informação de hoje e preparados para os de amanhã. A evolução da tecnologia ligada à informação, especialmente no campo da informática, tem mudado rapidamente os procedimentos nas empresas. Com esta forte tendência, somos impulsionados a utilizar esta ferramenta para melhores resultados profissionais, não só na contabilidade, mas, também em todas as outras áreas.

2. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE

As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área. O processo manual de escrituração contábil foi substituído pelo mecânico e, logo em seguida, pelo eletrônico. Assim a escrituração passou a ser feita eletronicamente, dando aos relatórios contábeis uma melhor aparência e organização.

Os avanços tecnológicos na área contábil vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pelas variedades de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. Na era informatizada em que vivemos, com tanta tecnologia à disposição da Ciência Contábil, os números são mais corretos e os erros tornam-se mínimos.

A preocupação dos gestores com a qualidade da informação tem levado os estudiosos a aperfeiçoarem continuamente os processos e mecanismos que se apresentam de uma forma bem mais complexa atualmente, abordando-os como instrumentos do mundo tecnológico, donde advém o estudo da informação como base da tecnologia. Eis o enfoque de alguns autores sobre o assunto:

PADOVEZE (2000, p. 44) assevera que: “Tecnologia da Informação é todo o conjunto tecnológico à disposição das empresas para efetivar seu subsistema de informação”.

Já CRUZ (1998, p. 20) assim a conceitua:

“Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer no processo”.

Considerando ambas as definições, é válido afirmar que este instrumento representa, em se falando de competitividade, uma influência decisiva, já que atinge a forma como as companhias se organizam, operam e concorrem com as demais. Por conseguinte, o uso da tecnologia da informação deixa de ser uma preocupação essencialmente técnica para assumir uma importância estratégica, passando a ser responsável por grande parte do sucesso das organizações.

A Contabilidade necessitava de uma mudança nos meios como era executada; precisava, cada vez mais, operacionalizar as suas atividades e, para isso, o contador precisava estar atualizado com as ferramentas tecnologias existentes no mercado. Uma delas é o Enterprise Resources Planning (ERP), conhecido também, como Sistemas Integrados, ou seja, um software aplicativo que permite às empresas compartilharem dados e uniformizar processos de negócios, bem como produzir e utilizar informações em tempo real. Trata-se de um sistema composto por vários módulos integrados entre si e com a Contabilidade, a partir de uma base de dados única e não-redundante, que tem como função atender às necessidades de informação para apoio à tomada de decisão. Até o surgimento dos sistemas Integrados, as empresas possuíam apenas sistemas independentes, que não conversavam entre si, ou seja, sistemas não-integrados.

O problema com os sistemas não-integrados é que é difícil coordenar as atividades de diferentes áreas da organização e muitas tarefas acabam sendo redundantes. Os dados do pedido de um cliente, registrados em Vendas, devem ser novamente digitados em Faturamento quando os produtos são faturados. Entretanto, as empresas, bem como a Contabilidade, necessitavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com