TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE MODERNA

Dissertações: SOCIEDADE MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  286 Visualizações

As palavras moderno, modernização e modernidade são, ainda nos dias de hoje, representações de valores importantes para nós. Ser moderno é melhor do que ser antiquado; a modernização é fundamental para nos levar à modernidade. Nos mais diferentes campos do conhecimento – economia, política, cultura, educação – declarar-se moderno é assumir um posicionamento favorável às mudanças, ao novo, ao que nos é contemporâneo.

É certo que setores da sociedade evocam valores antigos em nome de um saudosismo de um tempo em que a vida teria sido melhor, mas isto faz parte da resistência de parcelas minoritárias da sociedade, vencidas pela avalanche de modernidade produzida pelos sistemas criados a partir do final do feudalismo. A eterna luta entre o antigo e o novo, entre a permanência e a mudança fazem parte do processo e mobiliza as sociedades em busca de um mundo no qual a vida se revele melhor. Revoluções e mudanças radicais em todas as áreas ocorreram no período compreendido entre a instauração do que se denominou “sociedade moderna” e o nosso tempo, o que nos é contemporâneo.

Para iniciarmos a análise dos temas aqui apresentados é importante esclarecer a interpretação que damos a alguns conceitos existentes na ementa da disciplina e também no conteúdo, que, contextualizados nos períodos que fazem parte da disciplina, podem nos levar a diferentes concepções. São eles: moderno, modernização, modernidade, sociedade, contemporâneo, globalização, mundialização. Tais conceitos tendem a se tornar “conceitos fetiche”, ou seja, são utilizados em tão diferentes circunstâncias que deixam de designar uma

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com