TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERMERCADO NOVA VIDA E SUPERMERCADO TROPICAL

Projeto de pesquisa: SUPERMERCADO NOVA VIDA E SUPERMERCADO TROPICAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

IAGNÓSTICO EMPRESARIAL – SUPERMERCADO VIDA NOVA E SUPERMERCADO TROPICAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 OBJETIVO GERAL 05

2 DESENVOLVIMENTO 05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 07

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Assim como na vida pessoal, na vida empresarial é indispensável que, anualmente, façamos um check-up. O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico, posições financeiras.

Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno, com os dados anteriores da empresa e externo, dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos.

Como qualquer diagnóstico inicia respondendo, de forma imparcial, a algumas perguntas que serão respondidas nesse presente trabalho pelos próprios proprietários.

A finalidade principal é responder a questões, colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade do mercado onde está inserida.

O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Neste caso, as decisões poderão ser mais importantes, porque poderão melhorar os resultados de uma empresa lucrativa. Ele apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e que define um roteiro geral ao processo de decisão. É um procedimento que possibilita ao empresário obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.

Para apontar diretrizes, o diagnóstico prevê uma abordagem direta, profunda e eficaz, adequada ao objetivo a ser alcançado. Objetivo este que é levantar os pontos fortes e fracos da empresa em todos os seus aspectos. Os pontos fortes serão explorados ao máximo; os pontos fracos serão elencados com causas e sugestões de correção.

O presente trabalho é o diagnóstico empresarial onde selecionamos dois supermercados da cidade. Onde seguiremos as seguintes etapas:

1° ENTREVISTA - O levantamento das informações foi viabilizado através de entrevistas com os próprios proprietários das empresas, bem como a observação in loco.

A análise se baseia na manutenção do negócio a médio e longo prazo, buscando-se identificar se as empresas conhecem a sua clientela e qual o grau de satisfação dos clientes. Como fatores críticos de sucesso nos sub-níveis de mercado foram analisados: ponto, preço, promoção, produto, atendimento, mercado concorrente e mercado consumidor.

2° ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS - Após a aplicação dos questionários aos proprietários dos supermercados, analisamos as informações obtidas para chegar na identificação dos problemas.

3° IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS - Após a análise detalhada do questionário aplicado, podemos notar alguns pontos fortes e fracos nas empresas questionadas que precisam ser melhorados e aprimorados.

4° PLANO DE AÇÃO - Ao descrever os diagnósticos podemos ver os pontos fortes e fracos da organização, a partir deste relato podemos criar um plano de ação para solucionar estes problemas apontados. A empresa para alcançar seus objetivos e obter sucesso deve ter seus princípios vinculados com os planos de ações. Nesta etapa, a verificação dos dados coletados na etapa anterior, são analisados com o objetivo de se verificar a real situação das empresas na área de marketing.

1 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho é o desenvolvimento de um diagnóstico empresarial em duas empresas que neste caso foi escolhido dois supermercados localizados na cidade de São Simão-GO: Supermercado Vida Nova e Supermercado Tropical, com o objetivo principal de levantar informações com foco na área de marketing, composto dos seguintes passos: entrevista, análise das informações coletadas, identificação de problemas e plano de ação.

2 DESENVOLVIMENTO

Empresa 1:

Identificação: Supermercado Vida Nova, setor terciário, porte médio, localizado na Av. Minas Gerais próximo à feira, na cidade de São Simão-GO

A entrevista foi respondida pelo próprio proprietário da empresa, que controla todas as áreas envolvidas para o funcionamento do supermercado.

O supermercado é localizado em um lugar estratégico, de amplo movimento que atende a população do em torno toda. Tem um espaço grande, que inclui uma padaria e açougue. Tem um banco de dados de clientes, mas que só ficam cadastrados aqueles que compram no cheque. Os preços dos produtos são elaborados através dos custos: 35% (trinta e cinco por cento) sobre o custo do produto e 6% (seis por cento) sobre a concorrência. A empresa não faz muita propaganda de seu estabelecimento, muito pelo contrário. Os concorrentes estão sempre com promoções de determinados produtos e o Supermercado Vida Nova quase não faz, muito raramente. Nunca realizou uma pesquisa para identificar a satisfação de seus clientes e a busca de novos clientes em potenciais. Quanto ao controle bancário é bastante exigente, tem uma pessoa de extrema confiança que controla toda a parte financeira do estabelecimento. Procurando deixar sempre em ordem contas a pagar, a receber. A empresa trabalha com o Banco do Brasil, e através da abertura de conta facilitou a aquisição de empréstimos para a expansão do negócio, além de contribuir na hora de manter relações com os fornecedores. O Gestor conhece todas as políticas fiscais que envolvem o seu negócio e tem um escritório de contabilidade que cuida dessa parte com muita organização. O mesmo acompanha através das informações contábeis o seu patrimônio e a evolução dos seus recursos. Assim ele fica ciente da real situação da empresa, o que entra e o que sai. Um dos problemas enfrentados pelo estabelecimento é a propaganda/promoções que é pouco utilizada. O mesmo tem condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com