TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supermercados Nagumo

Exames: Supermercados Nagumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  9.859 Palavras (40 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 40

24

INTRODUÇÃO

Este projeto foi elaborado por alunos do quinto semestre do curso de Comunicação Mercadológica na Universidade Metodista de São Paulo. Nele pode ser encontrada uma análise que visa desenvolver campanhas com o objetivo de solucionar problemas na construção de imagem da rede de Supermercados Nagumo, por meio de campanha promocionais e de ativação de marca.

Para a elaboração deste projeto, a Agência X, que é formada por nove integrantes, aplicou ensinamentos que lhes foram passados desde o primeiro semestre – como, por exemplo, o processo de Prospecção de Clientes.

Após conseguir o apoio, houve um grande número de reuniões para estabelecer a coleta do briefing. Foi necessário que a agência coletasse informações não só com o departamento de Marketing (posicionamento de mercado e perfil do público alvo), mas também com o setor de Recursos Humanos (número de funcionários no departamento de Vendas e perfil dos vendedores) e com o Comercial (como é dividido o setor, como as vendas são feitas, etc.).

Com o briefing concluído, a agência traçou sua estratégia e em cima disso, criou campanhas que viessem fortalecer a marca da rede de supermercados Nagumo assim como faria com que a mesma se aproximasse cada vez mais de seus clientes.

Foram criadas ações em épocas sazonais como o dia das crianças e no natal e també em épocas festivas como a do aniversário Nagumo. As ações visavam o aumento de vendas no período das ações em comparação ao ano de 2013 e consequentemente por ser tratar de um supermercado o aumento de cesta média por ato de compra.

Utilizando os ensinamentos da matéria de pesquisa, foi possível realizarmos pesquisas com dados primários e secundários que nos deram apoio para o planejamento de campanhas assim como as peças elaboradas para o mesmo.

Em suma o projeto contempla a criação de ações promocionais voltadas para o varejo com as técnicas de comunicação aprendidas em sala de aula.

25

PARTE A

CAPÍTULO I – REFERÊNCIAL TEÓRICO

1. A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO VAREJO DE GRANDE PORTE NO BRASIL

1.1. Introdução

A definição mais utilizada e aceitável para o termo varejo, é a venda de produtos e serviços para um consumidor final. Embora existam diversas definições de diferentes épocas e autores, o varejo consiste na comercialização de bens e serviços, de um setor que fica entre, fabricante, distribuidor e consumidor.

De acordo com Philip Kotler (2000 p. 540), todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo. Não importando o local ou a forma como são realizadas essas vendas. Sendo assim, todas as formas pelas quais esses serviços ou bens são vendidos ao consumidor, estão inseridas no conceito de varejo.

Segue abaixo algumas das definições mais significativas para varejo.

• Varejo: venda a retalho, por miúdo (Dicionário Michaelis)

• Varejo: Qualquer organização que venda para consumidores finais – seja ela fabricante, atacadista ou varejista (Administração de Marketing, Philip Kotler, 2000)

• Varejo: Processo de compra de produtos em quantidades relativamente grandes, a partir dos produtores atacadistas e outros fornecedores, para posterior venda em quantidades menores ao consumidor final, através das unidades varejistas. (Henry Richter, 1954)

• Varejo: Consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final (Varejo no Brasil, gestão e estratégia, Juracy Parente, 2000)

• Varejo: Unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente à consumidores

26

finais, e eventualmente, a outros consumidores ( American Marketing Association).

• Varejo: É o conjunto de operações de negócios que adiciona valor a produtos e serviços vendidos para consumidores para seu uso pessoal ou familiar. (Administração de Varejo, Levy Weitz , 1995)

Um elemento fundamental para o giro da economia é o varejo, uma vez que afeta todos de formas variadas. A todo o momento empresas, lojas e super mercados, comercializam serviços e produtos, movimentando milhões de reais na economia brasileira diariamente. A globalização abriu as portas de muitos países para o mundo, fazendo com que grandes varejistas de diversos setores se instalassem em outros países, tornado assim o mercado de varejo cada vez mais acirrado e competitivo. Estudos atuais sobre o varejo afirmam que os tempos da concorrência simples, baseada no preço, estão ficando para trás. A partir de agora, os varejistas estão se adequando ao modelo de criação de valor, observando os benefícios e atributos que seus clientes procuram, minimizando os custos e adotando algum diferencial em relação aos concorrentes. Esse diferencial pode ser a localização, o ciclo de vida do varejo, aspectos competitivos mais valorizados pelo mercado e as suas principais tendências.

1.2. O varejo

O varejo começou com suas atividades no início do século XVI, onde no contexto histórico começou a exploração do pau-brasil, escambo, onde os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas em troca de trabalho. Mais tarde houve a necessidade de trocar os próprios produtos, por outros de igual importância, com isso os meios de produção foram evoluindo e as atividades se aperfeiçoando com o passar do tempo, e logo começaram a surgir os bancos e as moedas.

No início o abastecimento das cidades era feito através de um centro comercial, onde eram encontrados todos os tipos de artigos, desde agrícolas, até roupas e alimentos, porém todas as compras eram feitas sob encomenda. Com o desenvolvimento das cidades e das novas necessidades dos consumidores, agora já não era apenas uma loja onde se encontrava tudo, começaram a surgir às lojas

27

segmentadas e especializadas em um tipo de produto ou serviço (Especialização: Açougues, Farmácias (boticas), padarias, peixarias, “As Casas” de tecidos, etc.)

No século XIX com a Revolução Industrial, o comércio de varejo foi impulsionado para frente com o crescimento das cidades e as novas tendências de comércio.

Bon Marchè,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com