TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação do mercado: o segmento de turismo

Projeto de pesquisa: Segmentação do mercado: o segmento de turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 15

Segmentação de mercado: segmento turismo

Introdução

A segmentação de mercado no turismo é uma estratégia de dividir o mercado presente e potencial para atender às diferentes demandas de turistas existentes e às necessidades dos ofertantes de turismo. Chamados segmentos de mercado. Atualmente, a preocupação no turismo é iminente nesses aspectos. A cada dia, surgem novos segmentos, como o do turismo GLS, turismo single, turismo de terceira idade, turismo de aventura e outros, cada um preocupado com as características e peculiaridades de sua demanda.

O que é segmentação de mercado

Todo ser humano é consumidor de bens e serviços, e cada um, em particular, possui preferências e gostos característicos de sua cultura e de sua personalidade, que irão influenciar o seu comportamento na hora da compra. Alguns comportamentos são iguais entre as pessoas, mesmo com culturas e personalidades diferentes, sendo possível encontrar pessoas que gostam de algo de que outras pessoas também gostam, apresentando um padrão de consumo e comportamento semelhante.

a segmentação de mercado significa a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compra e necessidades específicas. Estas necessidades podem ser saciadas através de produtos, serviços, produtos agregados a serviços e informações auxiliares.

Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos de consumidores potenciais, mesmo antes da intenção de compra. Os fundamentos de um segmento defende que um produto ou serviço não é capaz de atender a todas as necessidades dos consumidores, pois os gostos e valores dos consumidores não são padronizados.

As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a ser abastecido por projetos específicos de produtos e serviços.

Neste entendimento, não se pode tratar os consumidores da mesma forma, pois as suas preferências não são iguais. Escolher um “target”, ou seja, um público-alvo, é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa, no trabalho de identificar alvos de mercado.

A segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros fatores.

Segmentação do mercado no turismo: conceito e importância

Diante das tendências de novos padrões culturais, temos, então, a segmentação de mercado que vai respaldar os anseios de uma nova geração, que busca ética e estética nos procedimentos dos atendimentos turísticos. Tendo em vista a estratégia de identificar e agrupar grupos distintos de compradores que podem exigir produtos diferentes, a segmentação faz-se necessária no mercado do turismo.

Segmentar o mercado é identificar clientes com comportamentos homogêneos quanto a seus gostos e preferências. A segmentação possibilita o conhecimento dos principais destinos geográficos, dos tipos de transporte, da composição demográfica dos turistas e da sua situação social e estilo de vida, entre outros elementos (OLIVER, 2007).

Destacamos que a segmentação de mercado é a grande saída para as empresas ofertantes de produtos e serviços turísticos no mundo atual. Com o desenvolvimento econômico, as pessoas passam a ter uma gama de desejos que precisam ser atendidos, e as diferentes preferências podem ser expressas. As- sim, os produtos e sua propaganda não podem mais pretender atender a uma necessidade geral, e sim a uma específica, à qual corresponde determinado grupo de consumidores.

A segmentação aumenta a efetividade do marketing, ao aceitar o fato de que as pessoas não são totalmente iguais nem completamente diferentes. Em vez disso, a segmentação reconhece a heterogeneidade dos mercados, mas indica o caminho para a prática do marketing eficiente de agrupar clientes potenciais em segmentos que tendem a ser homogêneos. Isso permite que recursos escassos sejam concentrados através do mix de marketing concebido para seduzir os segmentos-alvo do mercado. A segmentação, portanto, compreende dois elementos: a idéia de dividir mercados em grupos homogêneos e a alocação de recursos para esses grupos.

Classificação da segmentação do mercado para

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica segue a divisão da demanda (dos turistas) através de noção de demografia. Nessa modalidade, a diferença do mercado turístico por tal critério classifica os grupos com base em variáveis, como idade, sexo, ciclo de vida, raça, religião etc.

Exemplificando o mercado turístico nessa modalidade, temos segmentos de turismo específico para jovens, pessoas da melhor idade (idosos), aposentados, solteiros, viúvos, casados, descasados, indivíduos com e sem filhos, e outros.

De acordo com análise de Lage; Milone (2001), nessa segmentação do mercado turístico, idade e ciclo de vida são, certamente, as variáveis mais utilizadas. Quanto à faixa etária, observa-se que os jovens podem ter alta tolerância para diversos tipos de novas experiências em viagens e aventuras, além de receptividade às novas ideias e diferentes sensações. Com o decorrer dos anos, os indivíduos adultos passam a preferir uma comodidade maior, e esse aspecto pode resultar como a característica mais relevante em uma viagem. Chegando à “melhor idade” (idosos), a consideração essencial para algumas pessoas torna-se a vontade de viajar em grupo, identificando maior desejo de companhia e menor necessidade de exploração do local.

No que se refere ao ciclo de vida, destacamos o turismo realizado por indivíduos em diferentes ciclos, de acordo com suas necessidades específicas. Exemplificamos com casos práticos dessa segmentação demográfica do mercado turístico:

• Segmento para casais (como lua-de-mel, comemorações de aniversário de casamento etc.).

• Segmento de idosos (excursões para a melhor idade, ter- mas medicinais, spas etc.).

• Segmentos de indivíduos com filhos, e outros (parques de diversões etc.).

• Segmento para jovens (viagens feitas à

Disney, viagens de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com