TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmento De Turismo

Ensaios: Segmento De Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 SEGMENTOS DO TURISMO EM GERAL

Segundo ALVIM (2003) ,

“O turismo é a maior indústria mundial na geração de divisas, empregos e recursos. Representa 13% dos gastos dos consumidores de todo o mundo e movimentam pessoas pelos mais variados motivos para os mais variados lugares. Vários países já perceberam o potencial do turismo como gerador de emprego e renda. Há tendências claras que projetam o turismo como uma das principais atividades humanas deste século. “

Conforme dados da EMBRATUR (2004), o aumento do tempo livre, o barateamento do transporte aéreo, a melhora do mercado turístico focalizado na preferência das pessoas, a melhora nas tecnologias de comunicação, a conversão de elementos das localidades para produtos turísticos, a diminuição do número de pessoas nas famílias, a juvenilização dos mercados e outros tantos fatores impulsionam essa atividade. O mercado turístico no Brasil investe menos de US$ 100 milhões/ano e tem potencial para arrecadar mais de US$ 5 bilhões em divisas estrangeiras anuais, sendo assim considerado o maior mercado gerador de empregos no país.

A indústria de viagens e turismo é hoje considerada como a maior fonte de geração de empregos no mundo, nossos produtos turísticos têm enorme diversidade e atendem a vários ramos de consumo. Além disso, o Brasil dispõe de recursos naturais e culturais extraordinários, sendo assim um de nossos pontos fortes.

Possuímos uma fauna e flora invejáveis, um povo cordial e não temos as tradicionais catástrofes naturais como vulcões e terremotos. Também o espírito brasileiro, multicultural, multirracial, hospitaleiro, ecumênico, tolerante, forma um produto - povo brasileiro - desejado pelos turistas, conforme atestam as pesquisas do turismo receptivo (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2002).

Na verdade, o turismo é uma grande indústria e o quadro não poderia ser mais animador para o universo brasileiro do turismo. Mas, como veremos a seguir, este serviço só se sustenta com uma condição básica: a qualidade.Turismo é uma atividade humana que envolve, além do comportamento humano, uma utilização de recursos e uma interação com outros indivíduos, economias e ambientes. Uma exploração teórica do turismo complementado com interação social e cultural, mas envolve igualmente uma estrutura que necessita de ser compreendida para ser operacionalizada.

Quando buscamos alguma referencia através de sites de busca na internet, sobre Ubatuba x Evento tem um elenco tímido que mostra poucas opções, as mais destacadas são: Feira das nações que acontece todos os anos como parte das comemorações do aniversário de Ubatuba, dia 28 de outubro. O evento acontece no centro da cidade num vão onde são montadas as barracas representadas pela culinária de alguns países. Existem apresentações culturais relativas aos países representados. O evento é promovido pelo Rotary Clube, com apoia da prefeitura e do comercio local. O objetivo é arrecadar fundos para algumas entidades assistenciais do município.

Também há o evento de São Pedro Pescador, uma festa tradicional cristã que tem inicia em 27 de junho. O evento é promovido pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), e a festa acontece também na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. A festividade conta com shows musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de barcos onde o Santo e reverenciado, corrida de canoas, quadrilhas, culinária diversa e a famosa tainha assada.

Não há nada no seguimento cultural com referência em tecnologia, acontecem focos isolados de pequenos grupos, instituições que dão essa referência à Ubatuba. Uma delas é a escola Tancredo Neves com o projeto de foguetes. Mas nada disso atrai um público para turismo de eventos.

2.2 O Turismo de Negócios e Eventos

Os temas - “negócios” e “eventos” – surgiram com a identificação, a partir do cruzamento da natureza desses encontros, com seus objetivos e interesses, de um perfil de demanda requerendo, com as mesmas exigências, estruturas em comum. No caso de ambas temáticas, o turista que o realiza, diferente do turista de lazer, não escolhe por si só o destino que irá viajar, pois depende da decisão de sua empresa/instituição ou da cidade que sediará o evento. Este é, ainda, o motivo pelo qual as viagens de incentivo, apesar de serem representadas como viagens de lazer, estão inseridas na temática “Negócios e Eventos”.

O Brasil vem se posicionando tanto como um destino para a efetivação de negócios como para a realização de eventos. Como um destino de negócios, o Brasil vem se posicionando por conta do seu desenvolvimento industrial e respectivos produtos, tanto para exportação, como para a comercialização interna. Destacam-se as áreas de agropecuária, telecomunicações, biotecnologia, meio ambiente, finanças, moda, calçados, jóias, têxteis, alimentação, plásticos, materiais de construção, aviação, finanças e do artesanato, entre outras.

No que se refere à área de eventos, a conquista de referências em desenvolvimento tecnológico e científico, a profissionalização e as estruturas do setor são alguns dos fatores para o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com