TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Financeiro De Uma Empresa

Dissertações: Setor Financeiro De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 2

SETOR FINANCEIRO

O departamento financeiro é responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Isso significa assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos do dia-a-dia, mas também para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento no futuro. Por isso o departamento financeiro é um setor fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, pública ou privada e tenha ou não fins lucrativos.

O trabalho na área financeira exige alguma habilidade para a matemática, além de raciocínio lógico e concentração. Afinal, esse é um setor que lida com registro e movimentação de valores, pagamentos, cálculos variados e, não é preciso dizer, qualquer erro pode representar um prejuízo para a empresa

Estrutura do Departamento Financeiro

Por lidar com dinheiro, o departamento financeiro é sempre visto com respeito. Em uma empresa de pequeno porte, geralmente quem controla o dinheiro é o dono do negócio. Em uma organização de grande porte, a direção financeira é responsável pela política financeira e, portanto, fica diretamente vinculada à direção geral.

Em uma empresa de maior porte, o departamento financeiro costuma ter uma divisão interna, criada em função da variedade dos serviços que precisa realizar. Logicamente, há variações de estrutura de uma empresa para outra. Mas, de modo geral, as atividades são praticamente as mesmas, pois todas precisam movimentar dinheiro, controlar entradas e saídas, cobrar de quem está devendo e não esquecer de pagar suas obrigações.

Dentre as atividades do departamento financeiro, estão pagamentos e todos os serviços diretamente ligados aos sistemas bancários, afinal, desde a abertura da empresa é preciso que ela abra uma conta bancária. Logo, a relação da empresa com o sistema bancário é estreita.

Bancos são instituições que além de negociar dinheiro oferecem diversos serviços financeiros. São instituições que mantêm o comércio ativo, pois o dinheiro dos clientes está em circulação pessoal.

Tudo isto com a responsabilidade e missão de proteger o dinheiro de seus clientes e intermediar as transações financeiras, facilitando as atividades comerciais e reduzindo a exposição de seus clientes a roubos e assaltos.

Hoji (2006) recomenda que as empresas busquem operar, preferencialmente, em poucas instituições financeiras, mesmo assim manter-se atento consultando o custo das operações em mais de uma, pois a concentração de capital aumenta o poder de barganha da empresa, porém pode levar a empresa a não perceber cobranças abusivas.

Fonte: celsolago@mls.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com