TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Financeiro

Casos: Setor Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  5.968 Palavras (24 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise do sistema financeiro com foco nas instituições financeiras expondo assim as características existentes neste sistema e em sua estrutura padronizada através do BACEN. Procurou-se, então, extrair informações relevantes sobre esta estrutura e em paralelo expôs-se problemas vivenciados pelo sistema financeiro, sua importância perante as instituições financeiras bem como a elaboração e execução orçamentária pela instituição e seu papel na sociedade. Por fim são expostas as considerações finais sobre a pesquisa, onde são relatadas as conclusões obtidas sobre o assunto proposto.

Palavras - chave: Sistema Financeiro. Instituições Financeiras. BACEN.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este trabalho retrata sobre o Sistema Financeiro Nacional, ao longo dos capítulos será abordada a formação do sistema financeiro que é constituída por um conjunto de órgãos e afins que controlam, fiscalizam e elaboram as medidas necessárias para acompanhar os acontecimentos da economia brasileira.

O Setor Financeiro que atualmente conta com um diversificado número de intermediários financeiros não bancários, criando um cenário propício para o crescimento da intermediação.

O estudo realizado compreendeu-se a importância das Atividades Financeiras no Brasil que se inicia com os intermediários, tendo como meta buscar dinheiro para que seja investido, abrindo um novo leque de opções para a captação a aplicação de poupanças.

Entidades Reguladoras como pode - se observar possui um grande avanço em nosso sistema financeiro, distribuindo competência para órgãos fiscalizarem e monitorarem a atividade financeira. Entidades Orientadoras são as mesmas disciplinas que o sistema financeiro, orienta e fiscaliza também a aplicação dos recursos das instituições, sempre orientando para que não haja um impacto negativo na economia brasileira. A principal entidade fiscalizadora é o Banco Central uma das instituições mais importante para a economia brasileira.

Conforme estudos, o Conselho Monetário Nacional tem a função de limitar o mínimo de capital de Instituições Financeiras, definir as características da moeda nacional.

A Constituição Federal do Brasil voltada para o Setor Financeiro visa promover o crescimento do País, nos beneficiando com seus artigos e incisos em prol da economia brasileira para que haja sempre o equilíbrio.

Conforme estudos apurados vimos o quão importante é avaliar todo tipo de contrato, principalmente contratos

A Psicologia Organizacional ajuda todas as organizações a revolver o problema existente, para isso é necessários profissionais competentes

1. O SISTEMA FINANCEIRO E SUA FORMAÇÃO

O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas existentes no país, que asseguram a canalização da poupança para os investimentos, e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o que descreve Assaf Neto (2003).

As instituições financeiras bancárias são aquelas que se permite a criação de moeda por meio do recebimento de depósitos vista, operam basicamente com ativos financeiros monetários que representa os meios de pagamentos da economia e são representadas pelos bancos comerciais e múltiplos, sugerido por Assaf Neto (2003).

Conforme Assaf Neto (2003), as instituições financeiras não bancárias, não estão legalmente autorizadas a receber depósitos á vista, portanto é vedada faculdade de criação de moeda. Estas instituições trabalham basicamente com ativos não monetários, como letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures e outros, estas são constituídas por quase todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro, exceto os bancos comerciais e múltiplos.

De acordo com Pinheiro (2008), as Instituições Financeiras não bancárias são aquelas que operam com ativos financeiros não monetários, pertencendo assim ao subsistema não monetários do Sistema Financeiro Nacional. Não apresentam capacidade de emitir moeda ou meios de pagamento, como os bancos comerciais. As instituições financeiras não bancárias são: Agências de Fomento, Associações de Poupança e Empréstimos e Sociedades de Crédito imobiliário, Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimentos, Companhias Hipotecárias, Sociedades de Crédito, Investimento e Financiamento.

1.1O Setor Financeiro

Segundo Carvalho (2000), o sistema financeiro desempenha sua principal função no desenvolvimento econômico através da alocação dos recursos, facilitando a troca de bens e serviços e a transferência da poupança entre supridores e tomadores finais. Assim, o autor discute seis funções básicas por ele desempenhadas, quais sejam:

• Mobilização de recursos;

• Alocação de recursos no espaço e no tempo;

• Informação e monitoração de empresas;

• Administração e alocação de riscos;

• Liquidação de obrigações e realização de pagamentos; e

• Geração e divulgação de informação útil aos diversos setores da economia.

1.1.1As atividades financeiras no Brasil

Para Carvalho (2000, p. 242) a atividade de intermediação financeira se divide em duas, sendo uma a atividade financeira intermediada e outra a atividade financeira. A primeira atividade é executada por instituições intermediárias normalmente instituições financeiras, que captam recursos junto aos agentes econômicos superavitários, assumindo a obrigação de honrar a exigibilidade destes recursos e emprestam aos agentes econômicos deficitários. A segunda atividade é executada diretamente entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com