TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema E Visão Integrada Macroeconômica

Ensaios: Sistema E Visão Integrada Macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 - Sistema e visão integrada macroeconômica

A Macroeconomia, por sua vez, estuda a economia como um todo, isto é, no seu aspecto agregado. Dessa forma, a Macroeconomia ocupa-se do estudo do funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada, mas que ao mesmo tempo permita conhecer o nível da atividade econômica de determinado país ou de um conjunto de países e atuar sobre ele.

O funcionamento de uma economia baseia-se no cumprimento de uma série de objetivos, dos quais os três mais relevantes são alcançar: a) o rápido crescimento da produção; b) um nível de emprego elevado; c) a estabilidade do nível de preços.

a- O crescimento da produção – contar com uma abundante quantidade de bens e serviços é algo que todos os países desejam. O indicador mais amplo da produção total de uma economia é o produto interno bruto (PIB), que mede o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país durante o dado período de tempo. A esse crescimento sustentado pelo PIB real no longo prazo e à conseqüente melhora nos níveis de vida chama-se crescimento econômico.

b- Nível de emprego elevado – provavelmente, a variável macroeconômica que as pessoas sentem de maneira mais direta é o emprego. A taxa de desemprego tende a refletir a situação do ciclo econômico quando a produção está crescendo, a demanda de trabalho aumenta, e a taxa de desemprego diminui.

c- Estabilidade do nível de preços – conseguir uma inflação baixa ou nível geral de preços estável é um objeto macroeconômico chave, pois as disparadas nos preço distorcem as decisões econômicas das empresas e dos indivíduos, impedindo, portanto, uma alocação eficiente dos recursos. As variações positivas no nível de preços são denominadas taxa de inflação, a qual representa a taxa de crescimento no nível de preços de um ano em relação a outro.

d- Déficit Público – medido pela diferença entre os gastos públicos e as receitas públicas, é um indicador do grau equilíbrio e desequilíbrio da atuação do setor público. É o seu valor que determinará as necessidades financeiras do setor público, o que pressionará para cima as taxas de juros e incidirá negativamente sobre o investimento privado. Portanto, o déficit público é outra variável com que os responsáveis pela política econômica se preocupam.

e- Déficit Externo – o desequilíbrio nas transações com o resto do mundo é outra variável-chave da política macroeconômica. As relações de um país com o resto do mundo se refletem nos balanços de pagamentos. Um déficit no saldo da balança em transações correntes, ou seja, quando as importações são maiores do que as exportações, implica que o país em questão absorve mais recursos do que produz, e o déficit deve equivaler ao empréstimo concedido pelo resto do mundo.

f- Taxa de Câmbio – A taxa de câmbio é a variável econômica que faz a ligação entre os preços expressos em diferentes moedas e possibilita a tomada de decisão. Nesse caso, o Banco Central pode, sempre que julgar necessário, aumentar o valor do dólar, por exemplo, para aumentar as exportações (e reduzir as interna, ou seja, o PIB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com