TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias para a implementação de sistemas de gestão integrada

Tese: Estratégias para a implementação de sistemas de gestão integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  9.168 Palavras (37 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 37

Estratégias para a Implementação dos Sistemas Integrados de Gestão

Fábio Lotti Oliva

Maria Cecília Sobral

Eduardo Neder Issa Júnior

Fabí¬ola D´andrea Negrão

Ademir Antonio Ferreira

Resumo

Na última década, houve um volume significativo de aquisições e implementações de sistemas de informações gerenciais abrangentes e que permitiam a integração dos sistemas adotados em setores específicos de atividades, ou nas áreas funcionais da organização. Tais sistemas, conhecidos como ERP – Enterprise Resource Planning, possibilitam a integração dos processos empresariais em um sistema de informações que tem por objetivo oferecer ao usuário uma visão global e setorizada das operações da organização. A decisão de aquisição e implementação de um sistema integrado de gestão, baseado em tecnologia ERP, requer dos executivos responsáveis pela tomada de decisão a consideração de vários fatores externos ou internos ao processo de implementação que podem dificultar, ou mesmo, facilitar a realização do mesmo. A busca da identificação destes fatores constitui-se no problema específico desta pesquisa que foi desenvolvida em três etapas: a) trabalho inicial de levantamento bibliográfico e análise de conteúdo; b) pesquisa de campo e tratamento estatístico dos dados; c) conclusões e recomendações do estudo.

Palavras-chave: SIG . ERP . TI

1. Introdução

A implementação de sistemas integrados de gestão de diferentes origens e baseados em tecnologia ERP – Enterprise Resource Planning – tornou-se uma realidade cada vez mais presente no ambiente das empresas. Nas que operam no contexto brasileiro, o aumento do número de empresas que adotaram uma das várias versões de sistemas com base em tecnologia ERP, cresceu com maior intensidade nos últimos seis anos. Uma das razões para este crescimento foram os benefícios que um sistema desse porte pode oferecer em relação aos sistemas de informação funcionais, ou seja, a possibilidade dos executivos da empresa operarem com informações resultantes de processos de gestão e operação integrados, ao invés de relatórios de informações provenientes de vários sistemas não integrados existentes. O surgimento de vários fornecedores de sistemas integrados de gestão baseados em tecnologia ERP e a conseqüente divulgação e oferta de um produto que procurava atender as necessidades latentes dos dirigentes, executivos e gerentes de grandes corporações, ampliou o mercado potencial e estimulou bastante a aquisição e implementação dos mesmos nas empresas. Deve ser ressaltado ainda, o fato de que muitas subsidiárias de empresas estrangeiras que operam no Brasil foram estimuladas pelas suas matrizes no exterior a adquirir e implementar um sistema baseado em tecnologia ERP, com a finalidade de integrar suas operações internacionais.

A decisão de aquisição e implementação de um sistema integrado de gestão, baseado em tecnologia ERP, requer dos executivos responsáveis pela tomada de decisão a consideração de uma série de variáveis relativas ao ambiente interno e externo da empresa no qual o sistema vai ser implementado. Cada um dos fornecedores que oferecem produtos no mercado tem origens em diferentes ambientes empresariais. Logo conhecer os ambientes das indústrias que deram origem a estes sistemas pode interessar muito aos tomadores de decisão sobre a aquisição do sistema. Belloquim (1998, p.39) afirma que: “um dos maiores problemas dos pacotes de gestão integrada – denominação genérica, com a qual se refere aos sistemas integrados de gestão que utilizam tecnologia ERP, – sempre foi o fato de exigirem que a empresa se adapte ao pacote, em vez do pacote se adaptar à empresa”. A boa prática de implementação recomenda que os processos praticados na empresa sejam reformulados, através de uma reengenharia de processos, para que os mesmos possam encaixar-se no formato daqueles já internalizados no sistema adquirido.

A implementação de sistemas integrados de gestão é a etapa subseqüente à aquisição do produto e implica na alocação de equipe de técnicos e gerentes da empresa que se dedicarão a acompanhar o projeto, assim como, na contratação de consultores externos que conhecem o processo de implementação do sistema e são autorizados e credenciados pelo fornecedor do sistema. Sua implementação provoca mudanças significativas no gerenciamento e na operação das empresas. Envolvem investimentos significativos em termos de recursos, tempo e horas de trabalho da equipe e da gerência necessárias para a preparação do plano de implementação, parametrizações do programa, treinamento de equipes, aquisições dos equipamentos necessários, etc. Por estas razões é um processo complexo de mudança que requer um acompanhamento criterioso dos gestores das empresas, já que vários fatores podem comprometer o resultado final do processo. É muito comum que, sendo um processo de mudança, vários fatores externos ou internos ao processo de implementação podem dificultar, ou mesmo, facilitar a realização do mesmo. A busca da identificação destes fatores, bem como, a mensuração do quanto eles influenciam e contribuem para que o processo de implementação seja bem sucedido, constitui-se no problema central desta pesquisa.

1.1. Objetivos da pesquisa

Este estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo com os seguintes objetivos:

 Identificar os fatores internos e externos ao processo de implementação dos sistemas integrados de gestão baseados em tecnologia ERP e que pelas suas respectivas presenças e ou influências contribuam para facilitar a execução do mencionado processo.

 Identificar os fatores internos e externos ao processo de implementação dos sistemas integrados de gestão baseados em tecnologia ERP e que pelas suas respectivas presenças e ou influências contribuam para dificultar ou restringir a execução do mencionado processo.

 Elaborar e propor, com base nos dados da pesquisa de campo, um conjunto de recomendações destinadas a contribuir com a comunidade acadêmica e de gestores interessados em processos de implementação de sistemas baseados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com