TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema - Kanban

Resenha: Sistema - Kanban. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  422 Visualizações

Sistema – Kanban

Kanban é uma ferramenta administrativa de origem japonesa com a finalidade de indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série utilizando cartões coloridos para sinalizar possíveis falta de estoque e foi criada por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor.

Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

A utilização de um sistema Kanban permite um controle mais detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “ just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série para atender a demanda dos seus carros reduzindo custos e aumentando seus lucros.

Ao final desta pesquisa, pode-se observar claramente que o sistema de produção Kanban que tem por objetivo aplicar métodos que visa melhorar o trabalho tanto individual quanto coletivo, evitando e diminuindo assim desperdícios no sistema de produção, melhorando o sistema produtivo, dando

ênfase na qualidade no produto final podendo assim atender as necessidades do mercado tão competitivo que existe hoje.

Podemos ressaltar que se a organização não seguir os pré-requisitos estabelecidos para poder atingir as metas, não adiantará em nada aplicar essa nova ferramenta. Portanto todos na organização deverão estar cientes e comprometidos com os objetivos da organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com