TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Gerenciais De Informação

Artigo: Sistemas Gerenciais De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Conceitos Básicos sobre Sistemas de Informação

O sistema de informação é um subsistema do “sistema empresa”, e dentro da mesma linha de subsistemas de informação, por definição, interdependentes. As relações de interdependência entre os subsistemas resultam, basicamente, da troca de informações entre eles.

Tal fato leva ao conceito de “sistema total de informação” ou “sistema de informação gerencial”, à medida que tal sistema pode responder a uma variada gama de necessidades de informação para a tomada de decisões. Embora o conceito em si mesmo não se refira a este ou aquele meio de processamento em termos práticos, o computador é que torna possível cogitar em tal grau de integração. Hoje, o conceito implica o uso de equipamentos automáticos de processamento de dados.

Embora na prática o progresso em direção a sistemas totalmente integrados venha sendo lento, verifica-se que, de forma conceitual, é possível construir um sistema integrado pelos vários subsistemas de empresa que considere as funções internas, tais como marketing, produção, recursos humanos, engenharia, finanças. Ressalva-se, no entanto, que os sistemas formais de informação são limitados quando se leva em conta os fatores externos. A administração recebe informações sobre a economia, concorrência, leis e regulamentos das mais variadas formas e precisa consolidar informações externas e internas para planejar suas operações.

Cada subsistema pode ser decomposto em três etapas: (i) coleta de dados de entrada; (ii) processamento dos dados; e (iii) produção e distribuição de informações de saída.

Quanto à informação, examina-se o conceito a partir do entendimento da informação como resultado do tratamento dos dados. Assim, pode-se entender o dado como um elemento da informação, que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento. Em essência, cada subsistema age como um coletor e processador de dados para produção de determinadas informações.

Os dados de entrada, uma vez coletados, são transportados até o ponto de processamento, que envolve dois aspectos: (i) classificação e ordenação dos dados; e (ii) cálculos.

A forma de classificar os dados e o tipo de cálculo efetuado é função das informações de saída que se pretende obter. As informações de saída são conduzidas aos usuários por meio de relatórios.

Um procedimento é uma série de passos lógicos, através dos quais todas as ações repetitivas numa empresa são iniciadas, executadas, controladas e finalizadas, sua essência é a sequência cronológica e sua implementação é transformada em resultados de ação.

Um entendimento mais amplo do papel dos sistemas no processo de gerência pode ser facilitado, classificando-os em categorias, em função dos seus propósitos fundamentais. Eles podem ser classificados em dois grupos principais: (i) sistemas de apoio às operações; e (ii) sistemas de apoio à gestão.

Os sistemas de apoio à gestão não são orientados para o processamento de transações rotineiras, mas existem especificamente para auxiliar processos decisórios. Por essa razão, tais sistemas podem ter uma assistemática freqüência de processamento. É uma área de aplicação dos sistemas na qual se têm desenvolvido muitos pacotes, para processamento eletrônico. Incluem sistemas de previsões de vendas, de análises financeiras, orçamentos.

Sistemas de Informação e Processo de Gerência

Planejar corresponde a desenvolver alternativas e escolher uma entre as alternativas identificadas, à luz das premissas que as envolvem, tendo em vista a consecução de determinado objetivo futuro.

É condição básica que o planejamento resulte numa estrutura de planos que mostre cada plano no todo, e as inter-relações entre eles. Isto significa que todos os planos devem compor-se, coordenadamente, e dentro de certa hierarquização, dos planos estratégicos para os operacionais.

O planejamento pode ser de curto ou de longo prazo, consideram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com