TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Gerenciais

Trabalho Universitário: Sistemas Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

INTRODUÇÃO 4

Etapa 1 5

SIG – Sistemas de Informação Gerencial e sua Importância 5

Etapa 2 8

O Perfil do Administrador 10

Classificação de Sistemas e suas Vantagens Competitivas 10

Etapa 3 – Definição do problema ou situação geradora do projeto (problema, necessidade, desafio, oportunidades); 13

Justificativa do projeto (o porquê); 13

Objetivos gerais e específicos do projeto (a razão de ser e o para quê); 14

Conclusão 15

Bibliografia 15

INTRODUÇÃO

Apresentamos nesse trabalho a importância do Sistema Gerencial de Informação dentro de uma empresa, a sua evolução histórica, e o seu reconhecimento como uma ferramenta essencial para tomadas de decisões. O controle dos processos é determinado por esses sistemas oferecendo acessos as informações, gerando relatórios para avaliar estatisticamente os dados apresentados, optando assim pela melhor decisão.

O sistema de informação gerencial é representado pelo conjunto de subsistemas, apresentado de forma integrada e tem capacidade de gerar informações necessárias ao processo decisório. Melhorando a estrutura organizacional e sua produtividade, facilitando o trafego de informações e resolução de problemas organizacionais internos.

Etapa 1

SIG – Sistemas de Informação Gerencial e sua Importância

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) é peça de uma quebra cabeça que liga as demais conectando os setores, integrando entre as diversas partes da empresa, seja na produção, compras, marketing, finanças, recursos humanos trocando informações, alinhando para uma maior competividade. Segundo o artigo SIG e sua importância “O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão”. Assim as despesas são reduzidas e os investimentos são destinados para o crescimento potencializando o destaque na concorrência. O que ocorre nas empresas é que o SIG é visto como despesas e não como investimento, o sistema precisa agregar na empresa e após a sua instalação precisa da sua maturidade para apresentar resultados, é o que os seus gestores não entende que a organização sobrevive totalmente do SIG, mas precisa passar por processo de implantação para dar os frutos.

Um sistema pode ser dividido em várias partes para atender diferentes requisitos de cada setor acolhendo posteriormente em sistema mãe. Pode ser um sistema fechado, como as extranet, ou aberto, como o site da organização.

O sistema tem seus objetivos, as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam atender a colhida de dados e executar o processamento para o gerenciamento, e estão diretamente relacionados às saídas aonde são obtidos informações precisas do que foi alimentado.

- Entradas: São todos os dados que o sistema deve receber para serem alimentados para processar e converter em saídas ou produtos.

- Saídas: São os frutos produzidos pelo sistema, aonde a empresa reduz o tempo para adquirir informações para a tomada de decisões;

Quando um sistema é desenvolvido ele precisa ser alimentado com os dados, o processamento irá armazenar esse dado e quando for solicitado por meio de busca ou relatórios esse dado passa a ser uma informação. Essas informações que direciona a empresa, nelas estão contidas avaliação sobre aonde atuar. A informação é valiosa se for pertinente à situação, fornecida no tempo certo, para as pessoas certas, e de forma não complexa demais para ser entendida. Deve ser segura, o administrador deve atentar para que os dados inseridos no sistemas são verdadeiros. O capital maior de uma empresa está nas informações que compõe o seu banco de dados, a sua etapa de crescimento e seu direcionamento está na base das informações.

A tecnologia é desenvolvida para resolver problemas e facilitar a vida das pessoas. Segundo o artigo efagundes mostra que a empresa no inicio visualiza a TI como despesas e depois com a sua maturação percebe-se que é uma ferramenta essencial dentro da empresa. BATISTA (2005, p.20) no artigo SIG e sua importância diz que “do ponto de vista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informações e as redes de comunicação”. Cientista, programadores e web master dedica a sua vida para que as inovações aconteçam. Se voltarmos ao passado, chegamos a maquina de escrever aonde ela fazia o papel da escrita, mas não armazenavam dados, esses arquivos eram pastas em armários de aço com os dados inseridos em papeis e organizados em ordem alfabética ou em números, e quando houvesse um erro era usado o corretivo ou fita de correção, para a busca dessas informações era lenta e difícil a localização, bem como coletar e transmiti-las de grandes distâncias. Com a tecnologia desenvolveram o computador, com ele foi capaz o surgimento dos sistemas de informação, por sua vez, facilitam o acesso aos dados em um único local, suportando rápidas e repetidas pesquisas de dados, permitindo também recuperar informações de múltiplos locais quase sempre instantaneamente. A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos, segundo efagundes. Segundo PADOVEZE (2000, p. 44), o conceito de valor da informação está relacionado com:

I. A redução da incerteza no processo de tomada de decisão;

II. A relação do benefício gerado pela informação versus custo de produzi-la; e

III. Aumento da qualidade da decisão.

Com a globalização as empresas passaram a ter maior competividade, para conquistar mercados e obter vantagens, precisam conhecer as tendências, desejos e anseios destes mercados, esses dados estatisticos é fundamentado no sistemas inseridos na organização, desenvolvidos especificamente para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com