TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Startup Laluna

Trabalho Universitário: Startup Laluna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  17.227 Palavras (69 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 69

1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho possui como objetivo a elaboração de um plano de negócios no modelo tradicional para criação de uma STARTUP, incluído o estudo de viabilidade mercadológica e econômico-financeira de uma loja virtual de bijuterias e acessórios femininos.

Para o estudo de viabilidade serão analisados e apresentados os aspectos positivos diante de uma análise geral de mercado, feita através da obtenção de dados secundários via bibliografia e artigos eletrônicos bem como o levantamento de dados junto à órgãos de pesquisa relacionados ao modelo de negócio. Os dados primários serão recolhidos pelo método survey com a aplicação de questionários eletrônicos. Todos os dados coletados serão apresentados afim de obter embasamento teórico da viabilidade do negócio segundo as perspectivas dos agentes que movimentam o mercado.

O projeto será realizado em duas etapas sendo esta primeira com o objetivo de apresentar a equipe da La Luna Acessórios, a caracterização do negócio, estudo de mercado, plano de marketing e avaliação financeira.

LA LUNA

A La Luna é uma loja online de bijuterias e acessórios femininos, criada através da iniciativa privada de seus sócios, com o objetivo de oferecer às mulheres acessórios especialmente bijuterias (anéis, brincos, colares e pulseiras) de grande beleza, com preços acessíveis e compatíveis aos de mercado aliados à comodidade da compra pela internet.

Os acessórios oferecidos pela La Luna são acessórios contemporâneos e conhecidos pelo mercado com uma tendência “statment”, são acessórios para mulheres de personalidade marcante, sem perder a elegância, o conforto e principalmente a delicadeza e feminilidade.

Baseados nesses princípios a escolha do nome La Luna se deve primariamente à associação feita da mulher com a Lua, pelo seu mistério, brilho, sedução, delicadeza e às suas fases, levando assim em consideração o caráter romântico que também é uma característica feminina. Outro fator decisivo na escolha do nome é por ser pequeno e de fácil memorização e com uma sonoridade suave porém marcante.

Visão: Ser a melhor empresa em qualidade de atendimento online.

Missão: Comercializar produtos de qualidade á preços acessíveis afim de elevar a auto-estima e beleza feminina, tendo como foco a qualidade de excelência e agilidade no atendimento de nossos clientes. Gerar lucros sustentáveis que garantam o melhor retorno para o nosso negócio.

Valores: Satisfação do cliente, integridade, profissionalismo, comprometimento com o resultado, respeito e qualidade.

Slogan: “ La Luna, para mulheres misteriosas, elegantes e ousadas!"

O empreendimento pode ser visto através de sua vitrine virtual no site:

www.laluna.iluria.com.br e as novidades podem ser acessadas através da página www.facebook.com/lalunapuc

A equipe é enxuta, constituída de 4 sócios:

Katianem Domingues: Diretora de Pesquisa e Financeira

Nathalia Mariana dos Santos : Diretora De Compras , Site e Redes Sociais

Priscila Kênia: Diretora de Marketing, Comercial e Comunicação

Marcelo Abreu: Diretor Financeiro

2. VISÃO GERAL DO MERCADO DE BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS:

2.1 Características

Os principais produtores mundiais de bijuterias são China e Hong Kong. Por seu grande volume de produção, e baixo custo, principalmente com mão-de-obra, os produtos são considerados como substitutivos em relação às joias. Muitos produtos, se assemelham à um produto proveniente do ouro, prata e pedras preciosas, despertando assim interesse de clientes no mundo inteiro.

Inicialmente as bijuterias eram utilizadas com artigos de sorte ou amuletos. Diante da conjuntura econômica, principalmente diante de crises e depressões, que o consumo por bijuterias como forma auxiliar à joia.

Apesar de utilizarem, os consumidores ainda preferem a utilização de joias, porém, diante do alto custo de aquisição, e o risco de perda, furto e roubo, as bijuterias se tornaram uma opção em relação ao custo x benefício melhor do que as joias.

2.2 Público-Alvo

O público-alvo dimensionado para o LaLuna Bijuterias, são mulheres, com faixa etária de 30 a 45 anos, compreendidas na classe B (renda familiar de 10 a 25 salários mínimos), que têm emprego próprio e dependem de sua aparência para a manutenção do trabalho (vendedoras, consultoras, comerciantes, microempresárias), e são a classe que atualmente mais gasta na internet, segundo a FIESP. De acordo com o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o público mensurado como alvo da LaLuna Bijuteria, representa aproximadamente 28% da população feminina brasileira.O comportamento de compra do público-alvo, possui uma sazonalidade baixa, em virtude da alta preocupação com a beleza e estética, principalmente no contexto empresarial, a qual estão inseridas. A necessidade de incrementação de beleza é constante, onde foram mensuradas em pesquisa de mercado que o público realiza aproximadamente 01 (uma) compra por mês dos produtos da empresa, no mercado concorrente.

2.3 Clientes potenciais

Dentre os clientes potenciais estão homens que desejam presentear suas mães, esposas, namoradas e filhas, e mulheres de faixa etária de 15 à 34 anos, que preocupam-se com a beleza, e apreciam a compra de joias e semi-joias. Os clientes potenciais são todos aqueles que podem comprar seu produto, porém sem uma ação mercadológica segmentada, ou seja, são clientes secundários dentro da classificação de público.

2.4 Estratégias e Segmentação

A segmentação de mercado, obedece diversos critérios que estimularão o consumo de acordo com as estratégias mercadológicas. Segundo a FIESP, a classe que mais consome em internet é a classe B e em virtude disso, a segmentação inicial de mercado é realizada pelas classes econômicas, mensurando o perfil de público para atendimento:

Classe Renda Familiar Consumo de Bijuteria Brasil

A Acima de R$17.376,00 32,30%

B De R$7.240,00 a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com