TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Aplicadas Em Startups Inovadoras No Desenvolvimento De Projetos De Sucesso

Artigos Científicos: Metodologias Aplicadas Em Startups Inovadoras No Desenvolvimento De Projetos De Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  6.085 Palavras (25 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 25

Metodologias Aplicadas em Startups Inovadoras no Desenvolvimento de Projetos de Sucesso.

Marcelo Rogoski de Moraes1, Vinicius Gehring Capellari2

Objetivos: Análise das metodologias aplicadas em startups do setor de tecnologia da informação de empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre / RS, para evitar o desperdício de tempo, talento e recursos focando em utilizar melhor o processo de inovação e determinar como estas metodologias e suas aplicações melhoram o índice de sucesso no desenvolvimento empreendimentos de sucesso.

Metodologia: O trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa descritiva, utilizando levantamento bibliográfico, pesquisas por meio digital e entrevistas para levantamento de dados e elaboração de casos de uso. Startups contatadas através de informações obtidas por associações de startups nacionais e regionais, também secretarias de desenvolvimento econômico das prefeituras municipais da região.

Resultados Alcançados: Os conceitos de Lean Startup e Desing Thinking são utilizados mais amplamente e de forma aliada como complementação para o dia a dia dos processos de inovações das empresas.

Impactos na Sociedade: Auxílio no desenvolvimento de startups inovadoras do setor de tecnologia da informação de empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre / RS, a aplicarem de forma mais eficiente seus recursos, tempo e talento, fazendo com que de forma mais eficiente o foco seja a inovação como produto ou serviço final.

Originalidade do Trabalho: Por se tratar de startups, empreendedores nesse perfil de empresa, não sabem qual metodologia estão utilizando ou até mesmo, se precisam utilizar alguma metodologia, e aos que sabem, poderão aplicar de forma ainda mais eficiente seus recursos, inovando nos seus processos e produtos.

Palavras-chaves: Startup. Waste. Lean Startup. Design Thinking. Sustainable Growth.

1 Aluno do Curso de Pós Graduação MBA Gestão Empresarial – Lasalle Business School – Canoas / RS, marcelo.sud@gmail.com.

2 Professor do Curso de Pós Graduação MBA Gestão Empresarial – Lasalle Business School – Canoas / RS, vcapella@unilasalle.edu.br

Methodologies Applied in Startups Innovative Development Project Success.

Marcelo Rogoski de Moraes1, Vinicius Gehring Capellari2

Objectives: Analysis of the methodologies applied in startups in the sector of information technology companies located in the metropolitan area of Porto Alegre / RS, to avoid wasting time, talent and resources focusing on better use of the innovation process and determine how these methodologies and their applications improve the success rate in developing successful enterprises.

Methodology: The study was conducted as a descriptive study, using literature review, research by digital media and interviews for data collection and preparation of use cases. Startups contacted through information obtained by associations of startups national and regional secretariats also economic development of municipalities in the region.

Results Achieved: The concepts of Lean Startup and Design Thinking are used more widely and so combined as a complement to the daily processes of innovation of enterprises.

Impacts on Society: Direction in the development of innovative startups in the sector of information technology companies located in the metropolitan area of Porto Alegre / RS, to implement more effectively its resources, time and talent, making more efficiently focus is innovation as final product or service.

Originality of Work: Because it is startups, entrepreneurs in this company profile, do not know what methodology they are using or even if they need to use some methodology, and they know, may apply even more efficiently its resources to innovate in their processes and products.

Keywords: Startup. Waste. Lean Startup. Design Thinking. Sustainable Growth.

1 Student of Postgraduate MBA Business Management – Business School Lasalle – Canoas / RS, marcelo.sud@gmail.com.

2 Professor, Graduate MBA Business Management – Business School Lasalle – Canoas / RS, vcapella@unilasalle.edu.br.

1.1 INTRODUÇÃO

O conteúdo tratado na pesquisa descritiva visa identificar, quais metodologias aplicadas por empreendedores de startups do setor de tecnologia da informação da região metropolitana de Porto Alegre, auxiliam a evitar o desperdício de tempo de desenvolvimento, talento dos colaboradores e gestores, e recursos, contribuindo para a inovação ocorrer de forma mais eficiente em projetos de sucesso.

Por se tratar de startups, empreendedores nesse perfil de empresa, não sabem qual metodologia estão utilizando ou até mesmo, se precisam utilizar alguma metodologia, e nos casos de empresas consolidadas no mercado aplicarem de forma ainda mais eficiente seus recursos, inovando nos seus processos. Os conceitos de Lean Startup e Design Thinking podem ser utilizados tanto por startups como empresas já bem estabelecidas que estão procurando inovar seja em processos, produtos ou serviços e sobre esse conceito essa pesquisa se desenvolve como um auxílio aos empreendedores.

Como problema de pesquisa, está sendo analisado como as metodologias aplicadas em startups do setor de tecnologia da informação de empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre, auxiliam no desenvolvimento de empresas e projetos de sucesso?

O objetivo geral da pesquisa é analisar as metodologias aplicadas em startups do setor de tecnologia da informação de empresas situadas na região metropolitana de Porto Alegre e como estas auxiliam no desenvolvimento empreendimentos de sucesso.

Como objetivos específicos da pesquisa está sendo tratado os seguintes itens: Descrever as metodologias de inovação mais utilizadas por startups do setor de Tecnologia da Informação na atualidade. Identificar as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores para evitar o desperdício de tempo, talento e recursos, e utilizar melhor o processo de inovação. Determinar como que suas aplicações melhoram o índice de sucesso dos projetos e produtos inovadores em um ambiente altamente dinâmico do século XXI.

1.2 DESENVOLVIMENTO

Como alguns dos temas mais populares do nosso tempo, o empreendedorismo e a inovação são grandes diferenciais para esse século de grande evolução e ampla concorrência.

Entretanto, essa pesquisa é importante para auxiliar no desenvolvimento de startups inovadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com