TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Startups

Tese: Startups. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é uma Startup

Startup é um tipo de empresa dinâmica de base tecnológica, com capacidade de crescer de forma acelerada. É considerada um negócio repetível, pois não são necessárias grandes mudanças para atender um grande numero de clientes, e escalável, onde o serviço oferecido pode crescer de forma escalar e o aumento de clientes não implica em um aumento de investimentos, resultando em um maior lucro.

Apesar de ser um ambiente com muitas incertezas, com pessoas qualificadas e interessadas em desenvolver uma ideia a empresa pode se tornar um grande negócio.

O produto oferecido é geralmente software com solução de problemas cotidianos, como aplicativos para encontrar restaurantes (Cardapps), horários do ônibus (Google Maps), taxi (Easy Taxi), entre outros. Algumas empresas já consolidadas no mercado são: Yahoo, Facebook, Buscapé, Google.

A grande diferença entre startups e empresas tradicionais como lojas, padarias, mercados é o crescimento acelerado sem um grande investimento inicial.

Em suma, as startups são uma classe de empresas com bastantes incertezas, porém com alto potencial lucrativo. Atuam no setor tecnológico, onde o investimento inicial é pequeno, e a expansão do negocio é eficaz e o serviço pode ser direcionado para vários clientes sem a necessidade de mudanças, ou a produção de novos produtos.

2. Como iniciar uma startup

Características fundamentais ao empreendedor que deseja atuar no setor de empresas startup são o interesse por tecnologia, participar de congressos, estudar sobre novas tecnologias, ter ideias inovadoras, saber trabalhar em equipe, saber ouvir opiniões, entre outras.

Muitas vezes a ideia começa a tomar forma com ajuda de um sócio. Onde o mesmo deve se aliar à uma equipe que complete seu perfil, para que juntos desenvolvam de forma eficaz o projeto. Na maioria das vezes o investimento inicial é próprio, conhecido como Bootstrapping. Muito dificilmente um projeto dar certo se o empreendedor não tiver ajuda de outros profissionais, com suas funções definidas. Uma equipe bem estruturada, motivada e com as ferramentas fundamentais é de suma importância para solidificação de uma startup.

Um outro método de criar um startup é quando o empreendedor possui um perfil adequado, mas ainda não possui uma ideia concretizada, e monta uma equipe e começa a debater ideias até chegar em um senso comum, essa metodologia é conhecida como Brainstorming,( tempestade de ideias).

Algumas empresas software criam versões de testes, conhecidas como protótipos beta, onde a própria comunidade de usuários aponta certas falhas. Para o sucesso inicial é de importância vital a análise de feedback de clientes e desenvolvedores, levantando os pontos positivos e negativos do produto a fim de realizar a melhoria contínua do mesmo e da empresa.

Em resumo para iniciar uma startup o empreendedor precisa de uma equipe bem estruturada, onde todos saibam trabalhar em equipe, ser flexíveis e motivados. Procurar ideias inovadoras, analisando o mercado e a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com