TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucesso Na Apresentação Do TCC (trabalho De Conclusão De Curso)

Pesquisas Acadêmicas: Sucesso Na Apresentação Do TCC (trabalho De Conclusão De Curso). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 2

Sucesso na apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso)

O que determina o sucesso na apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), exigido ao término da graduação? Na opinião da vice-diretora da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Elisabete Adami, a resposta seria a segurança no conteúdo.

“O primeiro fator fundamental é o aluno ter segurança sobre o trabalho que fez. O grande erro é não conhecer bem o tema”, afirmou.

Orientador

De acordo com Elisabete, se há uma falha no momento da apresentação do trabalho, a culpa também é do orientador, que não cobrou dos alunos a discussão sobre o tema, para que eles desenvolvessem de forma mais clara e objetiva. Para a professora, 80% do sucesso da apresentação do TCC são responsabilidade do orientador.

“Quando oriento, faço com que os alunos treinem, com que respondam perguntas difíceis. Faço o papel do advogado do diabo. Eles enfrentam tantas dificuldades no processo que já vão preparados para a banca”, disse.

Por isso, é preciso saber escolher bem o orientador. Os principais quesitos a serem analisados nesse momento são o conhecimento que ele possui do tema que será tratado e também de metodologia de trabalho, já que ela pesa bastante na nota final.

Banca

Na escolha da banca, esses mesmos quesitos devem ser considerados. Em relação ao comportamento do aluno, nesse momento, confira as orientações dadas pela professora:

• Tenha calma durante a exposição;

• Não encare a banca como inimiga;

• Respeite as questões que ela coloca;

• Responda delicadamente;

• Cumpra o horário para a resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com