TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO- A SEXUALIDADE INFANTIL

Exames: TCC TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO- A SEXUALIDADE INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  10.132 Palavras (41 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 41

PÓ-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

HELEN RENATA ANDRADE SILVERIO

Sexualidade na educação infantil

Crianças de 0 a 06 anos

LUZIÂNIA-GO 2014

PÓ-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

HELEN RENATA ANDRADE SILVERIO

Sexualidade na educação infantil

Crianças de 0 a 06 anos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Albert Einstein, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia. Orientadora: LUCINEIDE LIMA SILVA

LUZIANIA-GO 2014

PÓ-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

HELEN RENATA ANDRADE SILVERIO

Sexualidade na educação infantil

Crianças de 0 a 06 anos

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Albert Einstein, como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Aprovada em ____________de______________2014

_____________________________________________

Orientador: Prof.ª Lucineide Lima Silva

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus. A meus pais e a todos que torceram por mim.

Dedico este trabalho a meus pais que me auxiliou durante todo esse processo educacional com muito carinho. Ao meu marido e meus filhos, por terem me proporcionado momentos de alegria e emoção nos momentos mais difíceis dessa caminhada. Aos professores e amigos da faculdade por terem percorrido essa caminhada junto comigo, trocando conhecimentos e experiências.

APENAS BRINCANDO

“Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, por favor, não diga que estou apenas brincando, porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas. Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando dos meus brinquedos, por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Eu posso ser mãe ou pai algum dia. Quando estou pintando até os cotovelos, ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila, por favor, não diga que estou apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando. Eu posso ser artista ou inventor algum dia. Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola, por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras, porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia. Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos, por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira. Estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças. Eu posso ser um chefe algum dia. Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo, por favor, não diga que estou apenas brincando. Estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia. Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje e eu digo: eu brinquei, por favor, não me entenda mal. Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou me preparando para o amanhã. Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” (autor desconhecido)

RESUMO

Com o objetivo de conhecer e analisar como as professoras compreendem e se posicionam diante da sexualidade das crianças de zero a cinco anos e compreender como as políticas públicas para a Educação Infantil têm percebido a relação entre educação e sexualidade, nesta etapa da educação básica, e quais as ações governamentais, no sentido de preparar o professor para esta tarefa, foi realizado esse trabalho. Optou-se pelo método materialista histórico dialético, que procura apreender a realidade concreta articulada com o processo histórico, com as contradições e as formas de alienação. Em decorrência desta postura, adotou-se a abordagem qualitativa no processo investigativo e na análise das informações. Nas informações, empregou-se a técnica do grupo de discussão Na análise das falas das educadoras, buscou-se compreender que significados são atribuídos à sexualidade, especificamente à sexualidade infantil e a postura das professoras diante das manifestações sexuais da criança de zero a cinco anos. Abordou-se a história da infância desde a pré-história e a construção do conceito de criança compreendendo sua

histórico do atendimento à infância, a evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com