TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESES DE EMPREENDEDORISMO

Casos: SÍNTESES DE EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

SÍNTESES DE EMPREENDEDORISMO

• "Claro que a forma como o empreendedorismo é praticada hoje difere muito daquela que se observava no tempo das cavernas, mas a essência é similar. Uma característica marcante do ser humano é sua pró-atividade na busca de melhor qualidade de vida, em qualquer época e independente de sua condição."

1. O ser humano com atitude empreendedora é o agente de transformação da realidade - um empreendedor, seja uma transformação pequena, média ou grande.

2. O ser humano é que se acorrenta em si mesmo, dificultando uma atitude empreendedora - vide "Mito da Caverna", de Platão.

3. Acreditamos que todo ser humano seja empreendedor, embora seja preciso o exercício dessa natureza mediante atitudes empreendedoras.

4. Toda atitude empreendedora muda e/ou melhora a qualidade de vida humana e de alguma forma impacta positivamente na sociedade.

5. Um empreendedor tem foco naquilo que ainda não existe ou em algo que pode ser aperfeiçoado.

6. Todo empreendedor supera barreiras consideradas por muitos - ou pela maioria das pessoas, ou mesmo que por todas elas, como algo intransponível.

7. O empreendedor utiliza o fracasso como um aprendizado e não como derrota e conseqüente paralisação.

• “O empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente introduzindo novos produtos e serviços, criando novas formas de organização e explorando novos materiais”.

Joseph Schumpeter*

*O filósofo, economista e antropólogo Schumpeter nasceu (08/02/1883) no antigo Império Austro-Húngaro, onde hoje fica a República Tcheca, e, curiosamente, no ano da morte de Karl Marx e do nascimento de John Maynard Keynes, tendo terminado sua vida (08/01/1950) na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Frase extraída do material online da aula 1:

"A comunicação, inovação, informação, distribuição, tecnologia, novos conceitos e a globalização fazem parte do ambiente do empreendedorismo".

• “...a cada dia, o Empreendedorismo torna-se uma ferramenta mais eficaz para promoção do crescimento econômico, aumentando o número de empresas e empregos criados”.

• “O processo empreendedor e suas fases

As fontes principais das idéias empreendedoras estão concentradas em:

Pesquisa em geral – Os empreendedores que possuem ligações com os laboratórios das universidades e com centros de pesquisa têm maior probabilidade de criar produtos inovadores.

Poder de observação do empreendedor - O empreendedor deve desenvolver o hábito de observar a realidade, com o objetivo de compreender seus mecanismos de funcionamento.

Capacidade de inovar – Para inovar, é preciso praticar, buscar novas maneiras de fazer o existente, criar o hábito de buscar soluções para o que ainda não tenha sido resolvido ou cuja solução disponível seja insatisfatória.

Experiência no emprego – Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações em seu emprego sobre como funciona cada setor. Ao fazer isso, é possível identificar os pontos em que há possibilidade de realizar melhorias.

Caos econômico, crises, etc. – – Vamos relembrar uma célebre declaração de Albert Einstein: “Não pretendamos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode acontecer a pessoas e a países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, se supera sem ficar superado”.

Experiência no emprego – Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações em seu emprego sobre como funciona cada setor. Ao fazer isso, é possível identificar os pontos em que há possibilidade de realizar melhorias.

Experiência enquanto consumidores.

Idéias que deram certo em outros lugares.

• As etapas do processo empreendedor para gerar um empreendimento são –

Fase 1 - Identificação de uma oportunidade para inovação.

Fase 2 - Abertura do empreendimento requer: definição das características do empreendimento, avaliação dos requisitos de recursos, aquisição dos recursos necessários.

Fase 3 - Criação do empreendimento e implementação – teste real do conceito.

Fase 4 - Administração do empreendimento – crescimento - resultado do conceito ou características do empreendimento e seus frutos.

• “É preciso então que os empreendedores planejem e sigam seus planos, revisando-os sempre que necessário, mas com disciplina para cumpri-los. São esses os empreendedores que alcançam sucesso.”.

• “Ser empreendedor tem muito a ver com atitude:

• É preciso ser pró-ativo.

• Não espere acontecer, vá lá e faça.”

• Segundo Peter Drucker :

“Os empreendedores bem-sucedidos que conheci sempre foram homens e mulheres humildes, que tinham consciência de que o sucesso de hoje pode ser o fracasso de amanhã e vice-versa.”

• GEM – Global Entrepreneurship Monitor no Brasil

“Em 2008, o GEM - Global Entrepreneurship Monitor - completou nove anos de edição ininterrupta da pesquisa feita no Brasil. Trata-se, sem dúvida, de um conjunto de informações relevantes que mostram o comportamento do empreendedor brasileiro. A instituição executora do Projeto GEM Brasil, seguindo o padrão estabelecido para todos os países participantes da pesquisa, é uma entidade brasileira, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), do Paraná.”

“Trabalha com empenho para que a pesquisa ganhe o reconhecimento das organizações públicas e privadas que atuam no empreendedorismo brasileiro e que consiga obter apoio para viabilizar sua realização. O SEBRAE Nacional é atualmente o principal promotor da pesquisa, junto com o SESI/PR – Serviço Social da Indústria do Paraná e o SENAI/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná e, ainda, a Universidade Positivo”.

“A pesquisa é feita pela equipe técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com