TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TARIFAS

Exames: TARIFAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  5.175 Palavras (21 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 21

R E S U M O

Este trabalho de Contabilidade Gerencial estuda a função da contabilidade na área de controle, gerenciamento e tomada de decisões através de seus relatórios, os quais nos mostram a empresa ou indústria na sua forma mais real. O estudo da Contabilidade Gerencial, auxilia e da base sólida na tomada de decisão, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda de muito dinheiro, ou até mesmo a falência imediata da empresa, e para que isso não ocorra é que a contabilidade gerencial surgiu, para que esse risco seja praticamente zero, uma vez que ninguém quer nem pensar em uma eventual falência, também devemos lembrar que a Contabilidade Gerencial pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real da empresa, ate mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento, como uma Filial ou uma ampliação da Indústria, e até mesmo na possibilidade de uma compra maior para um eventual estoque, e até mesmo num investimento. Nesse trabalho farei uma breve explanação sobre o Conceito de Contabilidade, Função do Contador, Contabilidade Gerencial e para que ela é mantida, Objetivos da Contabilidade Gerencial, Evolução e Mudança da Contabilidade Gerencial, Função de Criação de valor e Sistemas de informação assim como uma breve Conclusão.

Palavras – Chave: Controle; Tomada de Decisão; Falência; Previsões.

* Rodrigo Renir Comunelo – Pós Graduando do Curso de Controladoria e Gestão Financeira – UNIPAR – Francisco Beltrão – Paraná.

** Mauricio Farias Cardoso – Contador, especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças, consultor na área de gestão empresarial, professor da FAPA – Faculdade Porto-Alegrense.

1 – Introdução

A contabilidade desde o seu surgimento até os dias atuais, passou por grandes transformações, hoje ela é uma ferramenta de extrema importância para o bom êxito de um negocio. Neste trabalho, vamos encontrar o conceito e a importância da Contabilidade Gerencial para a administração e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, para ajudar nas atividades decisórias e de resolução de problemas. Em vista deste tema, temos a transitória função do contador, que deixa de ser caracterizado como um profissional que somente olha para o passado, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim, agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolução de problemas que surgem, por causa principal da constante mudança do cenário econômico.

A Contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que vem crescendo, pois tem como objetivo fornecer informações aos administradores de empresas que os auxiliam em funções gerências.

Com o mercado cada vez mais competitivo, cabe as empresas buscarem alternativas para manterem a atividade e terem um diferencial, e uma das soluções e investir em uma Contabilidade Gerencial, onde a mesma abrange varias técnicas como contabilidade financeira, contabilidade de custos, analise financeira e de balanços, e com a aplicação dessas técnicas irão contribuir para os administradores nas tomadas de decisões.

A Contabilidade Gerencial também fornece informações úteis e relevantes que facilitarão aos administradores encontrar respostas certas para as questões fundamentais de curto e longo prazo e assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.

Para um bom gerenciamento de uma empresa é necessário ter um setor contábil qualificado que além de saber efetuar as contabilizações saiba interpretar o reflexo dessas informações, porem par o bom andamento é importante ter um sistema que facilite o processo disso tudo e que também forneça diversos tipos de relatórios precisos e que gerencie a atividade como um todo.

2 – Conceito de Contabilidade

Segundo Marion (1998) “a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e torna obrigatório para a maioria das empresas”.

Porque, sendo uma técnica obrigatória em todas as empresas, no entanto na maioria das vezes somente é usada para atender as exigências de governo e não para fornecer informações na tomada de decisões.

Esta ciência destina-se a captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fatos contábeis que podem afetar as situações patrimoniais, econômicas e financeiras da empresa, seja ela Física ou Jurídica, entidades lucrativas ou não lucrativas, que tenham necessidades que exercem atividades econômicas para alcançar seus objetivos.

2.1 – Para quem é mantida a Contabilidade

A contabilidade é feita tanto para a pessoa Física ou pessoa Jurídica seja ela com ou sem fins lucrativos.

Pessoa Física: É qualquer pessoa ser humano.

Pessoa Jurídica: É constituído legalmente através de um contrato, formado por duas ou mais pessoa.

2.2 – A Função do Contador

A função básica do Contador é produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. Ressalte-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.

3 - Contabilidade Gerencial

Segundo Sérgio de Ludícibus, “contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.

Robert N. Anthony, considerado por muitos como um dos precursores da disciplina Contabilidade Gerencial, é bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com