TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Tese: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Tese  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 4

QUADRO COMPARATIVO: Teorias da Administração

TEORIA

PRINCIPAIS ESTUDIOSOS

PRINCIPAIS IDÉIAS COMO O HOMEM TRABALHADOR ERA CONSIDERADO EX. DE UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

-Frederick

W.Taylor

-Henry Ford -Direcionado ao trabalhador

-Diminuir o desperdício na indústria;

-Aumentar a produtividade;

-Seleção e treinamento de pessoal;

-Funcionários mais bem remunerados, mas vistos como somente mão de obra Homo Economicus, pessoas são motivadas por salariais e materiais, o desperdício na indústria era causado por trabalhadores desmotivados e preguiçosos. A linha de produção nas indústrias cada vez mais modernas e produtivas.

TEORIA

CLÁSSICA

-Henri Fayol -Direcionado a estrutura Organizacional;

- As funções administrativas resumem-se em prever, organizar, comandar, coordenar, controlar,

Cada operário deve possuir função específica;

Já era visto como detentor de cargos e ocupante de tarefas. Cada empresa possui sua divisão de áreas, finanças, marketing, gestão de pessoas,

TEORIA DAS

RELAÇÕES

HUMANAS

-Elton Mayo

-Kurt Lewin Substitui a ênfase na estrutura e tarefas e passa a ênfase para as pessoas pela abordagem humanística. Vê o trabalhador (Homo Social) como homem social e humano e não como uma máquina. O comportamento organizacional hoje é baseado nas pessoas através da gestão do conhecimento.

MODELO BUROCRÁTICO

-Max Weber Elevado grau de eficiência e organização para o alcance dos objetivos da empresa. Divisão do trabalho em hierarquias.

Com previsibilidade de ações e de seguir normas ser for remunerado. Cada trabalhador deve possuir habilidades técnicas para tal cargo. A utilização dos concursos públicos pelo Estado, onde cada candidato terá o mérito se estiver preparada para assumir o cargo.

TEORIA ESTRUTURALISTA Baseada nas Teorias Clássica ( Henri Fayol), Burocrática( Max Weber) e das Relações Humanas( Mayo e Lewin). Partindo da Teoria Burocrática, onde o funcionamento do sistema deve ser exatamente previsto ( sistema fechado). Tentou introduzir a ideia de sistema aberto nas organizações baseados na concepção clássica e humanística.

A empresa deve se tornar um sistema único.São conhecidas como unidades sociais que interagem com outras organizações. Homem organizacional. Vê o trabalhador como ser humano, com necessidades e emoções, tornando o funcionário um colaborador parceiro da organização. Motivado e com início nas participações nas decisões da empresa.

As escolas, hospitais, corporações, o exército.

TEORIA COMPORTAMENTAL

-Hebert A. Simon

-Abraham Maslow

-Mc Gregor

- Herzberg O comportamento humano é o foco dentro do contexto organizacional. A empresa deve levar em conta os aspectos comportamentais baseados na teoria das Relações Humanas. A ideia de preparar e adequar a organização para as mudanças do mundo. Homem Administrativo. Vê o trabalhador como uma criatura racional e sensitiva. Que possui necessidades além de financeiras. A preocupação com o bem estar do funcionário.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

-Leland Bradford

Com base na Teoria Comportamental, dá importância ao relacionamento entre e dentro dos grupos, as decisões são descentralizadas, utiliza a negociação para resolver conflitos e problemas. Promove a interligação entre o homem a organização e o ambiente.

Vê o trabalhador como contribuinte e colaborador das organizações.

Treinamento para desenvolvimento de equipes.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desde a descoberta do fogo, a fundição do ferro, a criação dos primeiros computadores, e depois dos softwares. Torna a informação ferramenta essencial para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. A fim de trazer as respostas imediatas solicitadas pela competitividade. A Cibernética, a ciência da comunicação e do controle seja no homem ou na máquina. Homo Digitalis. Um homem que busca sempre o aperfeiçoamento, atualização, invenção e a adaptação. A informação atualmente é acessível a todos com muita facilidade, as empresas competitivas estão sempre a procura de modernidades e atualizações constantes que são exigidas pelo mercado. A informação hoje é uma necessidade.

TEORIA DA

MATEMÁTICA Vários autores das demais teorias trazem a ideia de processo decisório através da matemática.

Preocupa-se em criar modelos matemáticos para poder analisar situações dentro das organizações, resolvendo problemas e facilitando a tomada de decisões.

Um homem que necessita explicar através de dados a situação organizacional de sua empresa. Nas empresas atuais tudo é medido através da matemática, lucro, prejuízo, despesas, custos, estatísticas, e as probabilidades, o sistema não funciona sem a matemática.

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

-Lawrence

-Lorsch

-Joan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com