TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG UNIP

Artigo: TG UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  2.167 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à pergunta para o TG:

Segundo o texto, as exportações de automóveis do Brasil para a Argentina somaram US$ 1,676 bilhão, enquanto as exportações de automóveis da Argentina para o Brasil foram de US$ 1,604 bilhão no mesmo período. Este resultado, que preocupa a Argentina por desequilibrar a Balança comercial entre os dois países, ocorre por estar vigente o regime chamado de “livre Comércio”, pois até então havia regras e limitações acordadas por ambos os países.

Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países? Pesquise em outras fontes!

O livre comercio, foi criado após a Segunda Guerra Mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, diversos países se uniram para a formação de organizações geopolíticas e econômicas, com o objetivo de constituir blocos econômicos regionais de diversos tipos, entre eles, as zonas de livre comercio com o objetivo de reduzir ou eliminar as taxas alfandegarias, assim estimular o comercio entre os pais participantes.

A circulação de mercadorias com taxas reduzidas, é um acordo mutuo que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países, incluindo:

- Produtos concretos (matérias primas, manufaturas)

- Serviços (saúde, educação)

- Licenças tecnológicas (patentes, direitos de propriedades)

- Operações financeiras (credito, investimento, cambio, definição de taxas de juros.

Existem diversas modalidades de Zonas Livres de Comércio:

"União Aduaneira" - Adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados.1

"Mercado Comum" - Elimina tarifas alfandegárias e permite a livre circulação de pessoas, capital e mão-de-obra entre os países membros.2

"União Econômica e Monetária" - Elimina tarifas alfandegárias, permite livre-circulação de cidadãos dos países membros e unifica a moeda em circulação entre esses países. Ex.: União Européia.3

Recentemente foi divulgado uma matéria que o Mercosul pode ter livre comercio já em 2014, matéria divulgada em jornais de grande circulação ressalta esse importante aliado na economia do pais.

Divulgada no site do Jornal do Brasil no dia 08/11/2013

“Se depender do governo brasileiro, a América do Sul vai tornar-se uma das maiores zonas de livre comércio do mundo já no final de 2014. A proposta para a supressão total das barreiras alfandegárias no continente foi apresentada pelo Brasil no último mês de outubro, durante reunião ministerial do Mercosul, em Caracas.

“O Brasil fez uma proposta para o Mercosul acelerar o processo de desgravação de tarifas com os países da América do Sul”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante entrevista exclusiva ao Terra, em Paris, onde esteve até esta quinta-feira, em visita oficial.

Segundo Pimentel, a proposta foi bem recebida pelos países do Mercosul, que, anteriormente, previam o fim dos impostos sobre o comércio com os sul-americanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com