TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG UNIP

Pesquisas Acadêmicas: TG UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 5

Um estudo sobre perícia contábil aplicado em numa empresa fictícia: Indústria e Comércio de Tecidos para Cortinas e Estofados Sol Nascente Ltda.

No polo industrial de Americana, uma cidade do interior do estado de São Paulo, em que a atividade têxtil predomina, situa-se a empresa “Indústria e Comércio de Tecidos para Cortinas e Estofados Sol Nascente Ltda.”, composta de quatro sócios com participações iguais: Lúcia Helena da Silva, José Américo da Nascimento, Luciana Regina dos Santos e Jorge Luís de Souza. Esses quatro colegas de infância, após trabalharem em empresas da região, resolveram montar a sua própria empresa. Lúcia Helena e a Luciana Regina sempre trabalharam na área administrativa, mas, por motivos financeiros, estudaram até o ensino médio; Jorge Luís exerceu, em várias empresas, atividades relacionadas à área de produção, foi encarregado, supervisor, enfim, diversas funções; o José Américo, por sua vez, filho de uma das famílias tradicionais de Americana, concluiu seu curso superior em Administração.

A “Sol Nascente” já está no mercado há mais de oito anos e agora pretende ampliar suas vendas exportando seus tecidos para Europa e, após a contratação de uma consultoria especializada, escolheram a Itália para efetuar suas vendas. Os negócios iam de vento em popa até José Américo receber a notícia de seu médico de que está com uma grave doença e precisa de um tratamento com a máxima urgência e, assim, afasta-se da empresa. Lúcia e Luciana passam a cuidar também da parte financeira da “Sol Nascente”, função até então muito bem executada por José Américo. Após uma reunião com a Sra. Mafalda, gerente do banco ao qual a “Sol Nascente” tem sua conta corrente, as sócias ficam sabendo das dívidas assumidas por José Américo, as quais têm a “Sol Nascente” como fiadora, ou seja, na falta do pagamento por José Américo, a respectiva empresa torna-se devedora, o susto é de imediato e no mesmo dia informam Jorge Luís sobre a situação.

Devido a gravidade de sua enfermidade, as dívidas assumidas por José Américo

equivalem a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), informações vindas da Sra.

Mafalda, os três sócios buscam informações, junto ao Sr. Roberto Macedo, de como devem proceder nessa situação, ou seja, se realmente a empresa está comprometida com tais dívidas. O Sr. Roberto é contador da “Sol Nascente” há mais de cinco anos e, por ser extremamente cauteloso, sugere a contratação de um perito para analisar a situação, teme por novas “surpresas”, ou seja, até que ponto a “Sol Nascente” está comprometida com o negócios pessoais do sócio José Américo. Vale informar que José Américo já está no terceiro casamento, pagando pensão alimentícia aos seis filhos menores e, também, às ex - esposas.

O perito é contratado pelos sócios da “Sol Nascente”. Sr. Lucas é um profissional

altamente qualificado e conhecido na região, o trabalho de perícia da empresa é

iniciado de imediato.

Pede-se:

Analisar os trabalhos de perícia realizados pelo Sr. Lucas e responder as questões

propostas, mencionando o respectivo item da NBC_TP 01 – Normas Brasileiras de

Contabilidade – Norma Técnica de Perícia Contábil.

QUESTÕES ABORDADAS:

a) O Sr. Lucas, contratado para efetuar a perícia na “Sol Nascente”,subcontrata seu sobrinho, o Marquinhos como perito assistente, recém-formado em Ciências Contábeis em uma renomada universidade brasileira. A subcontratação é permitida legalmente?

RESPOSTA: NÃO. O Sr. Lucas poderia contratá-lo para auxiliá-lo no trabalho, mas não com o título de perito assistente. O perito assistente deveria ser escolhido pelas partes interessadas para acompanhar o trabalho podendo concordar ou discordar do laudo final do perito.

Base:

NBC 13.2.7 – A execução da perícia, quando incluir a utilização de equipe técnica, deve ser realizada sob a orientação e a supervisão do perito contábil, que assumirá total responsabilidade pelos trabalhos.

NBC 13.2.8 – O responsável técnico deve assegurar-se que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional requerida nas circunstâncias, quando da utilização de equipe.

B) Embora haja total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com