TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Projeto de pesquisa: TIPOS DE INVESTIMENTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Quando falamos de operações de Investimento temos várias situações que temos que levar em conta para uma melhor escolha e alternativas. Existem dois importantes objetos ferramentas matemáticas que são utilizadas na análise da operação financeira de Investimento ou Financiamento: Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno (TIR). Neste trabalho pode-se definir Investimento como sendo um sacrifício hoje em prol da obtenção de uma série de benefícios futuros. Sob o enfoque das finanças sacrifícios e benefícios futuros dizem respeito a fluxos de caixa necessários e gerados pelo Investimento.

ETAPA 01- TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para economia, quanto pra as organizações. O termo investimento é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas. É um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponível, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Basicamente os investimentos se dividem em três grupos:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer pais capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobras e o Banco do Brasil.

A organização necessita investir. Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções.

Com o crescimento das cidades e o acúmulo de tarefas diárias muitas pessoas passaram a buscar alimentação rápida e prática como forma de ganhar tempo. Um dos negócios que cresceram bastante no brasil foi o de fast food, portanto prestar atenção na concorrência, inovar ao oferecer um produto e serviço melhor do que o da concorrência é importante.

Empresa que montamos:

Trabalharemos com uma pastelaria, pois é uma refeição rápida e barata e prática conhecida em todo o Brasil. Montaremos próximo a lugares em que haja pessoas que procuram esse tipo de refeição, como empresas, centros comerciais, escritórios, escolas e feiras.

Venderemos apenas pasteis, sucos, vitaminas e refrigerantes. Precisaremos para montar essa pastelaria: balcão refrigerado, fogão, freezer, cilindro para massas, batedeira industrial, local adequado para preparar a massa, utensílios de cozinha, fritadeira elétrica.

O fluxo de caixa

Todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.

A primeira diferença que um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, é apenas uma possibilidade futura. Em última instância de análise de investimento se resume a verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo assim se o investimento é viável ou não. O lucro contábil, por sua vez, não atende a esse critério, visto que, por sua definição, só se contabilizam valores já ocorridos.

A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo. Existem dois conceitos diferentes quanto á data a ser considerada de determinado valor:

Conceito de competência (econômico): é o conceito utilizado nas demonstrações financeiras e dotado pela contabilidade. Esse conceito implica considerar os valores por apropriação, a referência é quando há a ocorrência do fato gerador do valor, a que período de tempo ele compete.

Conceito de caixa (financeiro): é o conceito utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com