TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMADA DE DECISÕES:

Artigo: TOMADA DE DECISÕES:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

Tomar decisões nada mais é que escolher, entre alternativas ou possibilidades, a mais adequada para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. A tomada de decisões consiste numa sequência de etapas que vai da identificação de problemas ou oportunidades até a escolha e implementação das ações escolhidas.

As organizações públicas, cotidianamente, precisam tomar decisões importantes. Por isso, os gestores públicos dependem de ferramentas para diagnosticar problemas e oportunidades e de outras que criem uma diversidade de alternativas que os ajudem na tomada de decisões.

Entre várias ferramentas que ajudam a diagnosticar problemas e oportunidades, destacam-se a Matriz GUT e o Diagrama de causa e efeito. A primeira é uma ferramenta que auxilia na priorização das decisões, pois pondera, de acordo com critérios de gravidade, urgência e tendência, qual ação deve ser implementada. Já a segunda ferramenta, serve para enumerar as possíveis causas de um determinado problema, servindo, portanto, para ampliar a análise e a identificação de soluções.

No que diz respeito à diversidade de alternativas para solucionar problemas localizados, a ferramenta mais indicada é o "Brainstorm" ou Chuva Tempestade de idéias. Essa ferramenta consiste em reunir pessoas capacitadas e fazer com que coloquem para fora bastantes idéias, sem se preocuparem, inicialmente, com a qualidade dessas idéias. Dessa forma, o gestor responsável pela decisão terá uma grande diversidade de alternativas que o auxiliará na solução do problema.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com